Iogurte pode reduzir a inflamação

PUBLICIDADE

 

Um novo estudo apurou que consumir uma porção de iogurte no início de uma refeição poderá proteger o organismo da inflamação.

O estudo que foi conduzido por investigadores da Universidade de Wisconsin-Madison, EUA, teve precisamente como objectivo tentar descobrir se o iogurte exercia benefícios sobre a inflamação.

Para o estudo, os investigadores conduziram um primeiro ensaio em que recrutaram 120 mulheres na pré-menopausa, metade das quais eram obesas.

Metade das participantes receberam cerca de 350 mililitros diários de iogurte magro, durante nove semanas, enquanto a outra metade recebeu um alimento não lácteo. Como resultado, as participantes que tinham consumido iogurte evidenciavam uma redução significativa nalguns marcadores inflamatórios.

Num segundo ensaio, no início de um período de nove semanas, as mulheres receberam uma refeição altamente calórica para exercer stress sobre o seu metabolismo. A refeição consistia num pequeno almoço de 900 calorias, rico em gordura e hidratos de carbono. Metade das participantes iniciaram a refeição com uma porção de iogurte e a outra metade com um alimento não lácteo.

Nas horas que se seguiram à refeição, durante a digestão da mesma, as mulheres que tinham consumido iogurte exibiam uma redução significativa em certos marcadores de endotoxinas. Nas participantes obesas, os níveis de glicose após o consumo da refeição desceram mais rapidamente no grupo do iogurte, o que demonstra um melhor metabolismo da glicose.

Os investigadores concluíram que o consumo de cerca de 250 mililitros de iogurte de baixa gordura antes de uma refeição poderá ser uma estratégia viável para melhorar o metabolismo pós-refeições e ajudar a reduzir o risco de doenças metabólicas e cardiovasculares.

 

Via: Estudo publicado em “The Journal of Nutrition” e “British Journal of Nutrition”, artigo

PUBLICIDADE

Também poderá gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.