Pasta de dentes isoladamente não previne hipersensibilidade e erosão dentária

PUBLICIDADE

 

A pasta de dentes isoladamente não consegue evitar a hipersensibilidade e erosão dentárias, indicou um estudo recente.

O estudo que teve por base a análise do desempenho de nove pastas de dentes diferentes, revelou que nenhuma das pastas de dentes analisadas protegia ou prevenia o desgaste erosivo do esmalte.

Nos últimos anos, com um aumento da hipersensibilidade e erosão dentárias, têm aparecido cada vez mais pastas de dentes no mercado que prometem tratar aqueles problemas.

Conduzido por investigadores da Universidade de Berna, Suíça, com a participação de uma investigadora bolseira da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Brasil, o estudo concluiu que os problemas originados pela exposição da dentina devem ser prevenidos principalmente através da alimentação e de um dentista.

Como resultado, todas as pastas de dentes testadas provocaram diferentes quantidades de perda da superfície do esmalte e nenhuma demonstrou oferecer protecção contra a erosão e abrasão do esmalte dentário.

Os investigadores relataram que aquelas pastas de dentes desempenhavam uma função, mas que devem ser usadas como complemento, e não como tratamento.

Helena João-Souza, primeira autora do estudo explicou que são necessários pelo menos três factores para proteger o esmalte: tratamento prescrito pelo dentista, uso de uma pasta de dentes apropriada e alteração do estilo de vida, particularmente da alimentação.

“A erosão dentária é multi-factorial. Tem a ver com a escovagem, e acima de tudo, com a alimentação. A comida e a bebida são cada vez mais ácidas como resultado do processamento industrial”, notou a investigadora.

 

Via: Estudo publicado na “Scientific Reports”, Photo by PhotoMIX Ltd. from Pexels, artigo

PUBLICIDADE

Também poderá gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ajude-nos adicionando o nosso site à sua whitelist do adblock. A publicidade ajuda-nos a oferecer-lhe informação livre e gratuita. Obrigado.

Já imaginou viver numa época onde toda a informação é manipulada?

Detectámos que está a utilizar um bloqueador de anúncios.

Por favor, considere adicionar o nosso site à sua lista de sites permitidos.

Os custos para manter um site activo são relativamente elevados.

Ao apoiar os sites independentes está a contribuir para o acesso à livre informação.

Obrigado!