Quantcast

Recessão gengival? 10 formas fáceis de tratar naturalmente

A recessão gengival é o termo médico para a margem do tecido gengival ao redor do dente recua, expondo mais o dente ou a raiz. A recessão gengival pode apresentar falhas visíveis, facilitando a acumulação de bactérias causadoras de doenças.

Se não tratada, o tecido de suporte e as estruturas ósseas dos dentes podem ser severamente danificadas e, em última análise, resultar em perda de dentes.

A recessão gengival é um problema oral comum devido ao seu início subtil. De facto, a maioria das pessoas não sabe que tem recessão gengival porque ocorre muito gradualmente. Geralmente, o primeiro sinal de recessão gengival é a sensibilidade dentária.

Por que as gengivas retraem?
Há muitas explicações sobre por que as gengivas podem começar a retrair, como por exemplo:

Predisposição genética: a genética é responsável por muitos dos problemas de saúde dos seres humanos – e a saúde oral não é muito diferente. Estudos mostram que mais de 30% da população está em risco de doença periodontal estritamente por causa da sua genética.

Escovagem severa dos dentes: escovar os dentes com muita força pode causar desgaste do esmalte, levando à retracção das gengivas.

Cuidados dentários inadequados: escovagem, fio dental e bochechos com elixir irregulares convidam as bactérias a viver na sua boca. A acumulação de bactérias leva ao tártaro – que só pode ser removido através da limpeza dos dentes.

Mudanças hormonais: flutuações dos níveis hormonais femininos ao longo da vida de uma mulher, incluindo a menopausa, a gravidez e a puberdade, podem fazer com que as gengivas se tornem mais sensíveis; o que pode levar à retracção gengival.

Doença periodontal: as infecções bacterianas da gengiva destroem o tecido gengival e o osso que o cerca. A doença periodontal é a principal causa de recessão gengival.

 

10 formas naturais de tratar as gengivas retraídas

Agora, vamos mudar o nosso foco para as dez formas naturais de tratar a recessão gengival! Aqui vai:

1. Bochechos com sal marinho
Simplesmente bochechar a boca com uma mistura de água morna e sal marinho é um dos métodos mais fáceis para facilitar a recessão gengival, a dor e a inflamação.

2. Óleo de sésamo
O óleo de sésamo possui potentes propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianas.

Basta uma colher de sopa de óleo de sésamo por cerca de 15 minutos ou até que o óleo fique mais fino. Depois, cuspa o óleo e enxague a boca com água. Repita diariamente por aproximadamente um mês.

Leia também:  Diabetes pode ser combatida com exercício físico de baixo custo

3. Chá de camomila
A flor de camomila tem algumas propriedades anti-sépticas e ajuda a reduzir a inflamação que acompanha a doença periodontal e a recessão.

Adicione 2 a 3 colheres de chá de camomila num copo de água quente. Deixe infusionar por cerca de 10 minutos. Repita o processo três vezes ao dia pelo tempo que for necessário.

4. Óleo de Tea Tree (Árvode do Chá)
Semelhante a outros ingredientes nesta lista, o óleo da árvore do chá tem algumas propriedades antibióticas e anti-inflamatórias impressionantes. Um estudo australiano de 2008 conclui que a aplicação regular de óleo da árvore do chá reduz o sangramento gengival e a gengivite.

Adicione 1 a 2 gotas de óleo na escova de dentes ou misture-o com a pasta de dentes. É isso. Continue a escovar utilizando este óleo essencial duas vezes ao dia por algumas semanas.

5. Óleo de coco
O óleo de coco é útil para um tratamento eficaz para a doença periodontal. Quando misturado com bicarbonato de sódio, o óleo de coco ajuda a livrar a boca dos ácidos causadores de bactérias.

Basta misturar duas colheres de sopa de óleo de coco e bicarbonato de sódio. Essa mistura servirá como substituto da pasta de dentes uma ou duas vezes por semana até que o problema diminua.

6. Mirra
Não se fala tanto da mirra para o tratamento da saúde oral, o que é uma pena, considerando que é altamente recomendado para as gengivas doridas.

Coloque 10 a 12 gotas de tintura de mirra ou óleo essencial de mirra num copo de água morna. Utilize esta mistura como elixir bucal para a sua rotina normal de higiene oral.

7. Arandos
O suco de arandos é altamente concentrado em vitamina C e contribui como um excelente antioxidante no tratamento de problemas orais. Especificamente, o suco de arandos mostrou-se eficaz no combate à recessão gengival e infecções orais. Estudos demonstram que a baixa ingestão de vitamina C está ligada a um maior risco de doença periodontal.

Beba cerca de 100ml de suco de arandos por dia para ajudar a impedir a acumulação e o endurecimento de bactérias nos dentes. Outras excelentes fontes de vitamina C são as laranjas, toranjas, limões, morangos, mamão, brócolos e pimentão vermelho.

Leia também:  Classe média tem dificuldade em ir ao dentista

8. Chá verde
Conhecido pelas suas propriedades anti-envelhecimento, ajuda a promover dentes e gengivas saudáveis. Um estudo, publicado no Journal of Periodontology. descobriu que beber uma chávena de chá verde por dia diminuiu a profundidade da bolsa periodontal, melhorou a fixação das gengivas nos dentes e reduziu o sangramento das gengivas. De facto, quanto mais chávenas de chá consumidas, melhores os resultados.

O chá verde, juntamente com suco de arando, pode ser apenas dois dos melhores produtos que podemos beber para melhorar a saúde das nossas gengivas.

9. Septilin
Septilin é um suplemento ayurvédico para fortalecer a imunidade. Este produto é uma mistura de compostos que, além de apoiar o sistema imunitário, também reduz a inflamação.

Um estudo publicado no Journal of Periodontal Implant Science descobriu que a suplementação com Septilin melhora os resultados do tratamento periodontal em apenas três semanas.

10. Fio dentário
O fio dentário ajuda a reduzir as bactérias e as placas quase tão bem quanto o óleo de coco.

Mesmo que não o faça, apesar do uso diário do fio dentário ser aconselhado por médicos dentistas, utilize o fio dentário duas vezes por semana, porque além de manter uma boa higiene oral, pode ser suficiente para evitar a recessão gengival.

0 0 VOTOS
Avaliação do artigo
🔥 Sugestões:

rickyunic

Um projecto com mais de 19 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...

0 0 VOTOS
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários