TOP 5 óleos essenciais para enxaquecas

Photo by Juan Pablo Arenas from Pexels
Partilha nas redes:

As enxaquecas são um tipo de dor de cabeça que muitas pessoas sofrem. É uma dor latejante que afecta um ou ambos os lados da cabeça, o que pode causar sensibilidade à luz e náuseas. Embora alguns medicamentos vendidos sem receita médica possam tratar as crises de enxaquecas, o uso de métodos naturais ainda é o mais aconselhado. A principal razão é que os tratamentos naturais têm menos ou nenhuns efeitos secundários.

O uso de óleos essenciais para as enxaquecas é um dos métodos naturais mais populares, e existem vários óleos que funcionam bem para este problema. Vamos conhecer os 5 melhores óleos essenciais para manter longe as enxaquecas.

Eucalipto
Esta planta é conhecida pelos seus efeitos anti-inflamatórios e expectorantes, ajudando a aliviar as dores de cabeça da enxaqueca rapidamente. O seu aroma suave vai abrir os seios perinasais e diminuir a tensão nasal. Uma vez que o óleo essencial de eucalipto também relaxa, irá diminuir as náuseas e a sensibilidade à luz. O stresse é uma das causas identificadas de dores de cabeça, e o aroma do eucalipto é uma grande ajuda para lidar com o stresse.

Hortelã-pimenta
O óleo essencial de hortelã-pimenta é rico em mentol e alivia a enxaqueca através do seu aroma suave. O relaxamento que proporciona é de longa duração. No entanto, a hortelã-pimenta pode ser muito forte para algumas pessoas sensíveis, por isso é aconselhável misturá-la com azeite ou óleo de coco. Também poderá ser eficaz se misturar com vodka para obter um alívio instantâneo contra a enxaqueca. Este óleo é um dos mais antigos remédios naturais para muitos outros problemas.

Lavanda
O aroma suave da lavanda também é a razão pelo qual é um dos melhores óleos essenciais para o alívio das enxaquecas. É anti-inflamatória e diminui a dor, quando utilizada através da massagem ou inalação. Este óleo tem propriedades sedativas, portanto, o melhor momento para aplicá-lo é antes de dormir para garantir um sono mais relaxado.

Camomila
Semelhante à lavanda, a camomila também actua nas enxaquecas devido às suas propriedades anti-inflamatórias e sedativas. A camomila relaxa o corpo e alivia a dor da enxaqueca. O óleo essencial de camomila e o de lavanda são frequentemente utilizados em conjunto para aproveitar os seus benefícios máximos.

Pau-rosa
O óleo essencial de pau-rosa é frequentemente utilizado para aliviar as enxaquecas através da massagem. Melhora a circulação sanguínea promovendo o relaxamento. Entre os cinco óleos essenciais que são indicados, o óleo essencial de pau-rosa é o mais suave, pelo que só irá aliviar os ligeiros níveis de dor de cabeça da enxaqueca. Este óleo essencial também melhora o humor por causa da sua propriedade anti-depressiva, que poderia ser outra vantagem para aliviar a dor depressiva da enxaqueca. O óleo essencial de pau-rosa é o ingrediente chave do famoso perfume Chanel nº5.

 

RELACIONADO:  Terapia Craniossacral: Funciona?

 

Modo de aplicação
Os sintomas dolorosos e desconfortáveis das enxaquecas podem ser aliviados com a ajuda de óleos essenciais através da inalação e massagem. Para o método de inalar, coloque uma única gota do óleo essencial escolhido numa bola de algodão e inale lentamente. O olfacto é uma das melhores formas de utilizar óleos essenciais.

Quanto à massagem, pode esfregar algumas gotas de óleo essencial em ambas as mãos e massajar a testa e o pescoço. A combinação de pressão nas áreas afectadas e o agradável aroma proveniente destes óleos vão proporcionar alívio em pouco tempo.

 

 

As dores de cabeça da enxaqueca variam o grau da dor de pessoa para pessoa, mas este tipo de dor de cabeça é considerado o pior do seu tipo. Utilizando óleos essenciais para as enxaquecas é uma forma segura de tratar o problema com efeitos secundários mínimos ou não prejudiciais. Com base na descrição do mecanismo de cada óleo essencial, todos eles partilham qualidades relaxantes e calmantes. Eles realmente funcionam porque aliviam o stresse, que é uma causa comum das enxaquecas.

Além de utilizar óleos essenciais, deverá praticar outras actividades para alívio do stresse. Essas actividades vão servir como uma terapia auxiliar. O uso regular de óleos essenciais para prevenir enxaquecas também é eficaz.

Partilha nas redes:

rickyunic

Um projecto com mais de 15 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...