Terapia Craniossacral: Funciona?

Photo by rawpixel.com from Pexels
Partilha nas redes:
Tempo de leitura: 2 min.

A terapia craniossacral é um tratamento alternativo normalmente utilizado por osteopatas, quiropráticos e massoterapeutas. Consiste em utilizar um toque suave para manipular as articulações do crânio, pélvis e coluna para tratar doenças.

A terapia craniossacral (TCS) foi desenvolvida na década de 1970 por John Upledger, osteopata. Embora a TCS tenha muitos pacientes e seja usada para tratar vários problemas médicos, recebeu muitas críticas.

 

O que é a terapia craniossacral?
A TCS é uma terapia não invasiva que visa melhorar as capacidades de cura do corpo. De acordo com o Instituto Upledger, a TCS utiliza o toque de menos de 5 gramas para “remover bloqueios no sistema craniossacral de forma a melhorar o funcionamento do sistema nervoso central”.

Diz-se que esse toque leve afecta a pressão e a circulação do líquido cefalorraquidiano, que é o fluído em volta do cérebro e da medula espinhal. Este processo é pensado para aliviar a dor e a disfunção. Os terapeutas afirmam que a TCS pode ser realizado como um tratamento autónomo ou utilizada em conjunto com terapias médicas ou terapias alternativas.

Usos
A TCS tem sido utilizada para tratar uma variedade de problemas, tanto físicos quanto psicológicos. De acorco com o Instituto Upledger estão indicados para o tratamento com TCS vários problemas, entre os quais:
-Alzheimer
-Autismo
-Distúrbios do sistema nervoso central
-Fadiga crónica
-Cólicas
-Demência
-Fibromialgia
-Problemas imunológicos
-Dificuldade de aprendizagem
-Enxaquecas
-Dores no pescoço
-Transtorno de stresse pós-traumático
-Escoliose
-Stresse

 

RELACIONADO:  Uma simples injecção para eliminar o cancro?

E funciona?
Muito poucos estudos foram realizados sobre o uso da TCS no tratamento de doenças. Os estudos sobre a TCS são limitados e de baixa qualidade, no entanto, o seu potencial para provocar danos é baixo e algumas pessoas podem beneficiar da TCS, particularmente em relação à redução do stresse e da ansiedade.

 

[via]

Gostou deste artigo?

Clique nas estrelas para avaliar o artigo!

Classificação média / 5. Número de votos:

Como achou este artigo útil...

Siga-nos nas redes sociais!

Partilha nas redes:

rickyunic

Um projecto com mais de 15 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.