Alimentos que nutrem o cérebro e combatem a depressão

Photo by Aphiwat chuangchoem from Pexels
Partilha nas redes:
Tempo de leitura: 3 min.

Comer bem pode ajudar a melhorar a sua saúde física e fortalecer o seu sistema imunitário. No entanto, se quiser melhorar a sua saúde mental, pode comer alimentos ricos em ácidos gordos e ómega-3, que podem ajudar a melhorar o seu humor.

Vários estudos mostram que pessoas diagnosticadas com depressão têm deficiências em determinadas vitaminas e compostos. Estes compostos naturais podem ser obtidos através de várias fontes. Alimentos ricos nestas vitaminas e compostos podem agir como antidepressivos naturais, e adicioná-los à sua dieta é uma óptima maneira de evitar o uso de antidepressivos, que muitas vezes estão ligados a muitos efeitos secundários negativos.

De acordo com um estudo publicado no Journal of Affective Disorders, o folato, ácidos gordos ómega-3, triptofano e outras vitaminas do complexo B podem ajudar a melhorar o humor de pessoas com depressão. Os cientistas também alertaram que factores como a dieta, exercícios e qualidade do sono devem ser considerados na determinação de métodos efectivos para melhorar a saúde mental e o humor de pessoas com depressão.

 

Photo by Aphiwat chuangchoem from Pexels

Espargos
Os espargos são ricos em ácido fólico e ómega-3. Também contêm cálcio, fibra, ferro, magnésio, fósforo, potássio e vitamina K.

O ácido fólico nos espargos ajuda a diminuir o risco de desenvolver depressão, impedindo que um excesso de um aminoácido, homocisteína se forme no seu corpo. Este aminoácido pode impedir que o sangue e outros nutrientes atinjam o cérebro.

Um excesso de homocisteína pode interferir na produção de três hormonas, dopamina, norepinefrina e serotonina que ajudam no processo de se sentir bem. Estas hormonas ajudam a regular o seu sono, apetite e humor.

 

RELACIONADO:  Depressão sazonal afecta mais mulheres que homens

Cavala
No geral, os peixes têm níveis altos de ácidos gordos poliinsaturados que são cruciais para o funcionamento saudável do cérebro. Os ácidos gordos ómega-3 enquadram-se nesta categoria.

A cavala é rica em ómega-3, um ácido gordo essencial. Outros tipos de peixes como o salmão, anchova e o arenque também são ricos em ácidos gordos essenciais.

 

Photo by Kaboompics .com from Pexels

Espinafres
Os espinafres também contêm ácidos gordos e são ricos em folato.

A deficiência de folato está associada a uma maior probabilidade de sofrer episódios depressivos e sofrer de episódios recorrentes ao longo do tempo. Outros vegetais verdes escuros também contêm folato. Em particular, os espinafres têm níveis muito elevados de folato. Uma chávena de espinafres cozidos contêm mais de metade da ingestão diária recomendada de folato.

 

Photo by Kaboompics .com from Pexels

Nozes
As nozes são ricas em folato e ómega-3. São versáteis e pode comer um punhado de nozes como um lanche nutritivo.

Também pode adicionar nozes em assados, sobremesas ou pratos salgados.

Ao comprar estes alimentos, opte sempre por vegetais orgânicos para evitar a ingestão de produtos químicos nocivos. Antes de fazer quaisquer mudanças drásticas na sua dieta, deve consultar o seu médico assistente.

Siga uma dieta saudável, faça exercício físico regularmente e durma o suficiente para melhorar o seu bem-estar geral.

 

RELACIONADO:  Crianças mais vulneráveis a problemas de sono devido a dispositivos electrónicos

 

[via]

Gostou deste artigo?

Clique nas estrelas para avaliar o artigo!

Classificação média / 5. Número de votos:

Como achou este artigo útil...

Siga-nos nas redes sociais!

Partilha nas redes:

rickyunic

Um projecto com mais de 15 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.