Os gatos têm uma bolsa primordial. Saiba o que é.

Photo by Anel Rossouw from Pexels
Partilha nas redes:

Quando é que uma barriga flácida não é uma barriga flácida? Quando é uma bolsa primordial. Infelizmente os humanos não podem usar essa desculpa, mas os gatos podem, com certeza. Descubra o que é uma bolsa primordial e por que os gatos a têm.

 

O que é uma bolsa primordial?
Já reparou que mesmo os gatos mais magros têm uma parte da barriga pendurada? Essa camada flácida da pele é chamada de bolsa primordial e é uma parte normal da anatomia dos gatos. Está localizada ao longo do comprimento do estômago, mas tende a ser mais perceptível na parte trazeira.

Todos os felinos têm esse extra abdominal, embora varie em tamanho de gato para gato. esta bolsa primordial pode balançar de um lado para o outro quando os gatos andam (e confesso e é muito engraçado). Pode ser mais pronunciado em gatos mais velhos ou em felinos com excesso de peso. Até os grandes felinos, como os leões e tigres, têm uma bolsa primordial.

 

 

Qual é o objectivo da bolsa primordial?
Os especialistas acreditam que a bolsa primordial nos gatos evoluiu por várias razões.

Protecção
O objectivo principal da bolsa primordial nos gatos é proteger a barriga sensível de outro felino durante brigas – particularmente daquela adorável e feroz arma secreta, o “chute de coelho”. A bolsa primordial protege os órgãos vitais de garras afiadas.

Alongamento
Este pedaço extra de barriga também pode ajudar nas corridas dos felinos: a bolsa primordial permite que os gatos se estendam um pouco mais dando passos largos.

Armazenamento de alimentos
Não sabia que tinha um ursinho a correr pela casa? Os especialistas supõem que outra razão pela qual os gatos tenham uma bolsa primordial é que o seu ancestral gato selvagem precisava de um estômago elástico para engolir e armazenar alimentos por algum tempo. Ao contrário dos nossos felinos domésticos, os gatos selvagens, assim como outros felinos selvagens, não sabem quando terão a próxima refeição.

 

RELACIONADO:  20 gatos adoráveis que escolhem locais estranhos para dormir [parte 1]

Então o meu gato não está com excesso de peso?
O seu gato pode ter uma bolsa primordial pronunciada e não estar com excesso de peso. Então, como diferenciamos uma bolsa primordial grande e um gato que está simplesmente acima do peso?

A bolsa primordial é mais solta, mais baixa e oscila facilmente à medida que os gatos andam. Os gatos obesos terão uma barriga mais redonda que não balança quando andam.

Se as costelas do seu gato puderem ser sentidas, mas não forem muito visíveis, e tiver uma cintura clara quando visto de cima, provavelmente terá o peso ideal. No entanto, se o seu felino tem uma barriga redonda junto com uma camada distinta de gordura sobre as costelas e nenhuma cintura definida, pode realmente estar acima do peso.

 

 

O mito da bolsa primordial
Alguns tutores de felinos acreditam erroneamente que apenas os gatos castrados ou esterilizados desenvolvem uma bolsa primordial. Isso simplesmente não é verdade – encontraremos uma bolsa primordial reveladora em qualquer felino, esterilizado ou não.

 

Agora que conhece a bolsa primordial, nunca mais vai olhar para o seu gato – ou pelo menos para a barriga do seu gato – da mesma maneira.

Partilha nas redes:

rickyunic

Um projecto com mais de 15 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...