Open Source Sofware

PNL (programação neurolinguística)- sabe o que é?

Photo by rawpixel.com from Pexels
Partilha nas redes:

Programação Neurolinguística, ou PNL, é uma técnica que ajuda a mudar os pensamentos e comportamentos de alguém para ajudar a alcançar os resultados desejados.

A partir dos anos 70 a programação neurolinguística tornou-se popular e as suas utilizações passam pelo tratamento de fobias, transtornos de ansiedade e melhoria do desempenho no local de trabalho ou felicidade pessoal.

 

O que é a PNL?
A PNL utiliza técnicas perceptuais, comportamentos e de comunicação para tornar mais fácil para as pessoas mudarem os seus pensamentos e acções.

A PNL depende do processamento de linguagem, mas não deve ser confundida com o processamento de linguagem natural, que partilha do mesmo acrónimo.

A PNL foi desenvolvida por Richard Bandler e Jonh Grinder, que acreditavam ser possível identificar os padrões de pensamentos e comportamentos de indivíduos bem-sucedidos e ensiná-los a outras pessoas.

Como funciona a PNL?
As diferentes interpretações da PNL dificultam a sua definição. Baseia-se na ideia de que as pessoas operam por “mapas” internos que aprendem através de experiências sensoriais.

A PNL tenta detectar e modificar preconceitos inconscientes ou limitações do mapa de um indivíduo.

Não é hipnoterapia, em vez disso, opera através do uso consciente da linguagem para provocar mudanças nos pensamentos e no comportamento de alguém. Por exemplo, uma característica central da PNL é a ideia de que uma pessoa é influenciada por um sistema sensorial, conhecido como o sistema de representação preferido ou SRP.

Os terapeutas podem detectar essa preferência através da linguagem. Frases como “Eu vejo o seu ponto de vista” podem sinalizar um PRS visual. Ou “Eu ouço” pode sinalizar um SRP auditivo.

Um praticamente de PNL identificará o SRP de uma pessoa e irá basear a sua estrutura terapêutica em torno dela. O quadro poderia envolver a técnica de rapport, a recolha de informações e a definição de metas.

Técnicas
A PNL é um amplo campo de práticas e, como tal, os coachers de PNL utilizam muitas técnicas diferentes que incluem:

Âncoras: Transformar experiências sensoriais em gatilhos para certos estamos emocionais.

Rapport: O coacher de PNL sintoniza com uma pessoa combinando os seus comportamentos físicos para melhorar a comunicação e a resposta por meio da empatia.

Padrão swish: Mudança de padrões de comportamento ou pensamento para chegar a um resultado desejado em vez de um resultado indesejado.

Dissociação visual/cinestésica: Tentativa de eliminar pensamentos e sentimentos negativos associados a um evento passado.

A PNL é utilizada como um método de desenvolvimento pessoal através da promoção de habilidades, como auto-reflexão, confiança e comunicação. A PNL é utilizada em ambientes empresariais e comerciais para atingir metas orientadas para o trabalho, como melhor produtividade ou progressão no trabalho.

De uma forma mais ampla, tem sido aplicada como uma terapia para distúrbios psicológicos, incluindo fobias, depressão, ansiedade e transtorno de stresse pós-traumático.

 

RELACIONADO:  Chocolate negro beneficia saúde mental e física

 

A PNL funciona?
Determinar a eficácia da PNL é um desafio por vários motivos. A PNL não tem estado sujeita ao mesmo padrão de rigor científico que outras terapias como a terapia cognitivo-comportamental.

A falta de regulamentação formal e o valor comercial da PNL significam que as alegações da sua eficácia podem ser falsas ou transmitidas por um coacher de PNL. Estes poderão ter um interesse financeiro no sucesso da PNL, por isso as suas evidências são difíceis de utilizar. Além disso, os estudos científicos sobre a PNL produziram resultados mistos.

Alguns estudos encontraram benefícios associados à PNL. No entanto, apesar de mais de quatro décadas de existência, nem a eficácia, nem as teorias foram claramente demonstradas e validadas por estudos sólidos.

A PNL tornou.se muito popular ao longo dos anos. Essa popularidade pode ter sido impulsionada pelo facto de que os profissionais podem ustilizá-la em muitos campos e contextos diferentes. As ideias generalizadas da PNL e a falta de um grupo formal para monitorizar o seu uso significam que os métodos e a qualidade da prática podem variar consideravelmente.

 

[via]

Partilha nas redes:

rickyunic

Um projecto com mais de 15 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...