Massagem Tailandesa: Quais os benefícios?

Partilha nas redes:
Tempo de leitura: 6 min.

Muitas pessoas acreditam que os benefícios para a saúde da massagem tailandesa incluem reduzir o stresse, aumentar a energia e melhorar o desempenho atlético.

A massagem tailandesa utiliza a pressão suave e técnicas de alongamento para relaxar o corpo. Esta é uma prática antiga de cura que se originou na Índia há cerca de 2500 a 7000 anos.

A técnica que os terapeutas da massagem tailandesa utilizam é muito diferente da que as pessoas no Ocidente podem estar habituadas. Ao contrário das técnicas da massagem sueca ou shiatsu, em que uma pessoa se deita passivamente numa cama, o cliente deita-se no chão e participa mais activamente da massagem.

Benefícios para a saúde
A massagem tailandesa tem muitos benefícios para a saúde. Vamos conhecer cinco benefícios para a saúde:

1.Reduzir o stresse
O stresse não é necessariamente mau. Muitas vezes, o stresse pode agir como um motivador positivo que pode ajudar a incentivar as pessoas para um melhor desempenho e a realizar mais nas suas vidas pessoais e profissionais.

No entanto, muito stresse pode afectar negativamente a saúde mental e física. O stresse cronico ou de longa duração pode levar a doenças graves, incluindo depressão e doenças cardiovasculares.

A massagem tailandesa utiliza pressão suave e técnicas de alongamento para relaxar o corpo.

Os cientistas descobriram que a massagem tailandesa é mais eficaz na redução do stresse em pessoas saudáveis do que simplesmente descansar.

2. Aumenta a energia
Os estudos mostraram que a massagem tailandesa pode aumentar os níveis de energia física das pessoas. A técnica da massagem tailandesa é baseada na noção de linhas de energia, chamadas Sen. A maioria dos terapeutas acredita que existem vários canais de energia dentro do nosso corpo.

Estas linhas de energia, Sen, correspondem a diferentes partes do corpo, como os ossos, músculos, sangue e nervos. Alguns Sen também afectam a mente e a consciência.

A teoria sugere que os músculos tensos causam bloqueios dentro de Sen diferentes. Esses bloqueios reduzem o fluxo de energia vital, o que resulta em rigidez, dor e doença. A massagem tailandesa utiliza diferentes técnicas que abrem ou constrigem diferentes Sen para corrigir o fluxo de energia vital.

3. Alivia dores de cabeça
O tipo de corte é uma forma específica de massagem tailandesa que envolve a aplicação de pressão a canais específicos de energia.

4. Estimula a circulação
A massagem tailandesa pode promover a circulação de sangue e linfa através do uso de alongamentos suaves. Esses alongamentos semelhantes à Ioga aumentam a circulação sanguínea, que enche os tecidos do corpo com oxigénio. Isso ajuda a promover o crescimento celular e a saúde do coração.

5. Melhora a amplitude de movimento
A massagem tailandesa incorpora alongamentos de Ioga para reduzir o stresse e melhorar a circulação. O alongamento gradual e suave aumentará a flexibilidade da pessoa ao longo do tempo, permitindo uma maior amplitude de movimento.

A massagem tailandesa também pode melhorar a circulação do fluído nas articulações, ou líquido sinovial, o que reduz o atrito entre articulações. Isso pode melhorar a mobilidade articular e a amplitude de movimento.

RELACIONADO:  Curcuma melhora a memória e o estado de humor

Quantas vezes deve fazer uma massagem tailandesa?
Depois de uma massagem tailandesa, uma pessoa pode se sentir muito relaxada. No entanto, é necessário ter em mente que os seus músculos foram trabalhados, esticados e estimulados. Depois de uma massagem tailandesa, a pessoa deve descansar e beber muita água.

Não há directrizes para a frequência com que uma pessoa deve fazer uma massagem tailandesa. As pessoas devem tentar incorporar rotinas diárias de manutenção que envolvem técnicas de alongamento e relaxamento. Isso irá ajudá-las a permanecer flexíveis por um longo tempo após a massagem.

As pessoas também devem ouvir os seus próprios corpos. Se alguém sentir dor ou desconforto duradouro numa área do copor, deve consultar um médico, pois isso pode indicar um problema de saúde subjacente.

Se alguém desejar se concentrar numa área específica do seu corpo, podem optar por trabalhar com um massagista para agendar sessões regulares até que estejam satisfeitos com os resultados.

O que deve esperar durante uma massagem tailandesa
Uma boa maneira de visualizar a massagem tailandesa é imaginar que alguém está a organizar o corpo em poses de ioga diferentes.

Para uma massagem tailandesa, o paciente geralmente fica no chão e um massagista licenciado vai lentamente trabalhar o corpo do paciente através de vários alongamentos. O terapeuta pode utilizar as suas mãos, joelhos, pernas ou pés para ajudar a manipular o corpo do paciente em posições diferentes.

Isso não deve causar dor ou desconforto, mas as pessoas devem alertar os seu massagista se sentirem qualquer uma dessas coisas.

As pessoas não precisam de se preparar para uma massagem tailandesa com antecedência, mas devem considerar os seguintes conselhos:

  • Tente chegar cerca de 10 minutos mais cedo para preencher qualquer papelada antes da consulta.
  • Informe o seu massagista para qualquer histórico médico significativo, porque a massagem tailandesa não é segura para algumas pessoas com certos problemas de saúde.
  • Vá à consulta com roupas folgadas ou desportistas. Tente evitar roupas apertadas, pois isso pode causar desconforto e limitar a amplitude de movimento durante a massagem.

A massagem tailandesa também trabalha a energia, que envolve a aplicação de pressão em pontos específicos do corpo para abir canais que irão melhorar o fluxo de energia por todo o corpo.

Efeitos colaterais e riscos
Enquanto que a massagem tailandesa tem muitos benefícios para a saúde, a técnica também tem limites.

Devido ao seu impacto no sistema circulatório, pessoas com os seguintes problemas de saúde devem consultar o seu médico assistente antes de procurar uma massagem tailandesa:

  • Pressão alta
  • Diabetes
  • Doença cardíaca
  • Osteoporose
  • Doenças neurológicas que afectam a medula espinhal
  • Doença arterial coronária

Os massagistas treinados podem ajustar a intensidade e a pressão. No entanto, as pessoas devem evitar a massagem tailandesa enquanto estão a recuperar de uma lesão. Mesmo na intensidade mais baixa, a massagem tailandesa às vezes pode causar mais danos ao corpo.

Pessoas que têm cancro, estão grávidas ou estão a recuperar de uma cirurgia não devem fazer uma massagem tailandesa. A intensidade física desta técnica de massagem pode levar a problemas de saúde ou agravar lesões pré-existentes.

[via]

Gostou deste artigo?

Clique nas estrelas para avaliar o artigo!

RELACIONADO:  Enxaquecas associadas a sódio elevado no líquido cefalorraquidiano

Classificação média / 5. Número de votos:

Como achou este artigo útil...

Siga-nos nas redes sociais!

Partilha nas redes:

rickyunic

Um projecto com mais de 15 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.