9 coisas que matam o seu colagénio natural

Tempo de leitura: 4 min.

 

Por norma, quando ouvimos falar em colagénio, é sobre aumentar a sua produção para parecer mais jovem e brilhante. Afinal, o que é o colagénio? Porque necessitamos dele? E o que acontece quando envelhecemos?

O colagénio é a proteína mais abundante do organismo, existindo em cerca de 75% da pele, cabelo, unhas e articulações. A sua principal função é criar uma rede tridimensional de colagénio de forma a assegurar na derme o suporte para a epiderme e resistência à tracção (lei da gravidade) para baixo, em toda a estrutura da pele.

Os seus níveis começam a diminuir a uma velocidade de 1,5% por ano, depois dos 30 anos de idade. Aos 40, o organismo deixa de produzir colagénio; Daqui resultam linhas e rugas finas, perda de elasticidade da pele, cabelo, unhas, articulações mais frágeis e celulite.

Embora existam muitos suplementos de colagénio, é importante escolher e consumir sempre um produto de elevada qualidade, como o Procollagen – suplemento alimentar mas em primeiro lugar,  é bom considerar como pode evitar a perda de colagénio:

 

1. Café
Estudos demonstram que basta dois a três cafés por dia para estimular a produção de cortisol, que é conhecido como a “hormona do stresse”, acelerando o processo de envelhecimento.

2. Corantes artificiais
Por mais bonito e interessante que pareça a utilização de corantes artificias na nossa comida, é tudo menos saudável e provoca uma grande inflamação no nosso corpo. Esta inflamação danifica as reservas de colagénio na pele, que se manifesta como um envelhecimento prematuro.

3. Álcool
Embora beber moderadamente álcool como parte de um estilo de vida saudável, pode ser desidratante. Quando o colagénio é inadequadamente hidratado, as fibras começam a rachar e a aderir umas às outras, levando a uma pele seca, escamosa e à formação de rugas na superfície da pele.

4. Açúcar
Já sabemos que o açúcar é mau para o nosso corpo, mas é, também, igualmente mau para a nossa pele. Açúcares refinados envelhecem a nossa pele, acelerando a degradação das principais proteínas, a elastina e o colagénio.

5. Leite
Embora existam hormonas em todo o leite de origem animal que podem desencadear inflamação, estudos descobriram que aqueles que bebem leite desnatado sofrem mais de efeitos desagradáveis, possivelmente porque existe um maior número de hormonas biodisponíveis no leite desnatado que não foram absorvidos pela gordura.

6. Danos solares
O sol é vida e é vital para o nosso bem-estar. Para uma saúde ideal e produção natural de vitamina D necessitamos de, pelo menos, 20 minutos de sol por dia. No entanto, a exposição exagerada ao sol, especialmente quando resulta em queimaduras solares, causa danos à pele. A exposição prolongada à luz ultravioleta causa uma perda de colagénio a uma quantidade superior ao normal.

7. Stresse crónico
Não podemos substimar o poder do stresse porque causa estragos no nosso corpo de inúmeras maneiras. Enfraquece a integridade do colagénio da pele, resultando numa aparência flácida, sem brilho e enrugada. Reserve 5 minutos por dia para se sentar confortavelmente e combater o stresse através da respiração profunda, ou outras técnicas que sejam mais convenientes para si.

8. Sono
O sono é absolutamente essencial para a nossa beleza interior e exterior, para o bem-estar geral e vitalidade. Dormir o suficiente permite que o seu corpo repare o colagénio danificado, prevenindo a formação de rugas. Certifique-se de não comer até duas horas antes de ir dormir.

9. Poluição
Infelizmente, a poluição faz parte das nossas vidas modernas, nos alimentos que comemos, na água que bebemos e no ar que respiramos. A exposição à poluição do ar pode danificar o colagénio, que causa envelhecimento prematuro da pele, hiperpigmentação, manchas e rugas.

 

Adquira hábitos de vida mais saudáveis e não deixe de tomar um suplemento de colagénio de qualidade elevada, para restabelecer a elasticidade e a consistência dos tecidos cutâneos.

 

Retira do corpo as marcas do tempo, tornando-o mais firme.

PROCOLLAGEN™ é o primeiro suplemento alimentar específico com base na dissolução instantânea de colagénio puro hidrolisado, que restaura a elasticidade e textura do tecido cutâneo.

Quero saber mais


[via]

Gostou deste artigo?

Clique nas estrelas para avaliar o artigo!

Classificação média / 5. Número de votos:

Como achou este artigo útil...

Siga-nos nas redes sociais!

Também poderá gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.