Consumir mangas beneficia a saúde intestinal
Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O consumo de mangas é mais eficaz no alívio da obstipação e redução da inflamação intestinal do que uma quantidade de fibra comparável, indicou um estudo.
O estudo conduzido por uma equipa de investigadores na Universidade de Texas A & M, EUA, revelou que a vantagem demonstrada pelas mangas residirá no seu teor de polifenóis bioactivos que ajudam a reduzir os marcadores da inflamação e alteram a constituição do microbioma presente no trato gastrointestinal.
Para o estudo, que durou quatro semanas, os investigadores recrutaram 36 homens e mulheres adultos que sofriam de obstipação crónica.
Os participantes foram aleatoriamente divididos em dois grupos. Os participantes de um grupo consumiram 300 gramas de manga por dia (o equivalente a uma manga) e o outro grupo a quantidade de fibra equivalente à fruta, em forma de pó (uma colher de chá ou cinco gramas de suplemento de fibra de psílio).
No decorrer do estudo, a equipa avaliou a alimentação dos voluntários através de um questionário, de forma a assegurarem que os hábitos alimentares não tinham mudado. Foi verificado que ambos os grupos da manga e da fibra consumiam quantidades equivalentes de calorias, hidratos de carbono, proteínas, gordura e fruta.
Como resultado, foi observada uma melhoria na severidade da obstipação em todos os participantes.
No entanto, as mangas revelaram serem mais eficazes na redução dos sintomas da severidade em relação à fibra. A manga demonstrou melhorar significativamente a frequência, consistência e formato das fezes e melhorou os níveis de ácidos gordos de cadeia curta que indicam uma melhoria na composição intestinal microbiana. Foi ainda observada uma redução nos biomarcadores de inflamação.
“Os suplementos de fibra podem ajudar no tratamento da obstipação, mas não tratam todos os sintomas como a inflamação intestinal”, concluiu Susanne Mertens-Talcott, autora correspondente do estudo.
VIA: Estudo publicado na “Molecular Nutrition and Food Research”, Photo by Trang Doan from Pexels, artigo