Quantcast

Faça um detox com carvão activado

Quando os humanos descobriram o fogo, também começaram a aproveitar as propriedades medicinais e desintoxicantes do carvão.

Na Idade Antiga, os egípcios costumavam usar a substância para absorver odores desagradáveis e curar certas doenças digestivas. Mas foram os fenícios que descobriram as propriedades anti-sépticas do carvão e usaram-no para purificar a água. Até existem registos de Hipócrates que utilizava carvão para curar pacientes doentes. Muitos milénios depois, ainda o usamos para muitas das mesmas coisas.

Carvão: o íman da natureza
Um pequeno esclarecimento: quando falamos sobre carvão no que se refere à saúde e beleza, não estamos a falar sobre o carvão que encontramos depois de um churrasco ou na lareira. Essa matéria carbonizada pode ser cancerígena e contribui para o envelhecimento celular e o acúmulo de radicais livres.

O carvão activado que encontramos num filtro de água ou em produtos para a pele, é feito pelo aquecimento de matéria orgânica, como cascas de coco, até ficar porosa e altamente absorvente (o que significa que age mais ou menos como um íman, atraindo partículas tóxicas para a pele).

Internamente, as toxinas ligam-se facilmente à superfície do carvão, tornando-o útil para desintoxicar ou limpar.

Externamente, o carvão funciona como um íman, para ajudar a limpar os poros entupidos na superfície da pele – tornando-o ideal para pessoas com tez propensa a acne. O carvão activado também ajuda a remover manchas superficiais dos dentes e a absorver odores corporais indesejáveis.

Então, como tudo isto se aplica à nossa vida cotidiana?
Para começar, podemos fazer como os fenícios fizeram e usar o carvão activado para filtrar a sua água.

Leia também:  Novo medicamento para hepatite C disponível para hospitais

Benefícios do carvão vegetal para a beleza
Também podemos explorar muitos benefícios do carvão para a nossa beleza usando um sabonete facial ou shampoo com carvão activado na sua formulação.

O carvão activado recebeu a classificação mais segura na escala Skin Deep, que mede a toxicidade de produtos de beleza.

A nossa pele é um organismo vivo que respira através poros que deixam as toxinas entrarem e saírem. O carvão activado é uma forma natural de ajudar a limpar toda a sujidade desnecessária. Uma limpeza facial com carvão activado, por exemplo, pode ajudar a retirar impurezas e sujidade dos poros e desinfectar a superfície da pele, ao mesmo tempo que limpa e estimula o crescimento de pele nova.

Deve ter cuidado para não eliminar os óleos naturais e as bactérias benéficas. É por isso que o uso de produtos de carvão activado para cabelos deve ser limitado a uma ou duas vezes por semana. Os produtos para a pele, por outro lado, devem ser seguros para uso diário.

É importante ter a certeza de que existem ingredientes hidratantes nos seus produtos para neutralizar a secura que o carvão activado provoca. Pode usar óleo de aragão no condicionador e óleo de coco e azeite nos produtos para a pele.

Poderes de desintoxicação do carvão vegetal
Quanto a uma desintoxicação interna, pode tentar uma limonada de limpeza, combinando uma ou duas cápsulas de carvão activado, sumo de limão espremido na hora, água, uma pitada de sal dos Himalaias e um pouco de xarope de ácer. É recomendado beber esta limonada antes de dormir, para dar ao corpo o tempo de que precisa para se limpar durante a noite e eliminar quaisquer inflamações excessivas que tenha acumulado.

Leia também:  9 coisas que matam o seu colagénio natural

A vida moderna pode ser tóxica. O carvão, na dose certa, pode ajudar. Deve sempre aconselhar-se com um profissional de saúde antes de embarcar num regime com carvão activado. Quando muitas toxinas estão a entrar no nosso corpo e poucas estão a sair, é aí que começam a surgir problemas de saúde. E com vários milénios de dados que apoiam este uso do carvão activado, parece seguro dizer que vale a pena tentar.

0 0 VOTOS
Avaliação do artigo
🔥 Sugestões:

rickyunic

Um projecto com mais de 19 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...

0 0 VOTOS
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários