Quantcast

O que indicam as listras de cor no tubo da pasta de dentes?

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Já reparou nas listras coloridas na parte inferior dos tubos da pasta de dentes? Sabe o que elas significam? Não se deixe enganar pelo que lê nas redes sociais sobre o seu significado.

As redes sociais e a Internet em geral têm muitas informações úteis para os utilizadores. No entanto, nem sempre podemos confiar cegamente nessas informações, ainda mais nesta era de notícias falsas e desinformação.

Uma desinformação específica que já se tornou viral nas redes sociais várias vezes, diz respeito às listras ou barras coloridas que vemos na extremidade dos tubos das pastas de dentes, alegando que essas barras de cor indicam a sua composição química.

Neste artigo vamos descobrir o que significam, afinal, essas riscas coloridas, e se a informação difundida pelas redes sociais é, de facto, verdadeira.

Leia também:  Está a ser envenenado com a sua pasta de dentes?

A alegação
Segundo as publicações feitas, as listras coloridas indicam a composição química dessa pasta de dentes, da seguinte forma:

Listra de cor preta: pasta de dentes feita apenas com produtos químicos

Listra de cor azul: Natural + medicinal

Listra de cor vermelha: natural + componentes químicos

Listra de cor verde: totalmente natural

 

As publicações nas redes sociais afirmam que a listra de cor verde significa que a pasta de dentes é feita inteiramente de ingredientes naturais, a listra de cor azul é uma mistura de ingredientes naturais e medicinais, a listra de cor vermelha é uma mistura de ingredientes naturais e químicos, e a listra preta significa que a pasta de dentes é feita apenas com elementos químicos.

Nestas mesmas publicações, é solicitado aos utilizadores para se manterem afastados das pastas de dentes com listras pretas e que recorram sempre às pastas de dentes com listras verdes ou azuis, por serem as mais “saudáveis” e com menores riscos para a nossa saúde.

Mito ou verdade?
A teoria sobre a distinção entre ingredientes “naturais” e “químicos” é, na melhor das hipóteses, discutível porque tudo neste mundo é tecnicamente um produto químico.

Mesmo ingredientes totalmente naturais são ingredientes químicos e a palavra “medicinal” é um tanto vaga para significar algo especificamente.

Portanto, a melhor maneira de descobrir a composição química da sua pasta de dentes é lendo os ingredientes!

Já as listras coloridas, na verdade, são feitas durante o processo de fabricação. Essas barras são lidas por sensores e máquinas para determinar onde a embalagem deve ser cortada, dobrada ou lacrada.

Leia também:  Como fazer pasta de dentes caseira e saudável

Portanto, se você está curioso sobre o conteúdo da sua pasta de dentes, as listras coloridas da embalagem não são para onde você deve olhar. Verificar os ingredientes mencionados na embalagem será a coisa certa a fazer.

0 0 VOTOS
Avaliação do artigo
🔥 Sugestões:

rickyunic

Um projecto com mais de 19 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...

0 0 VOTOS
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Mais Votados
Mais Novos Mais Antigos
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários