Quantcast

8 coisas que não deve fazer depois de apanhar um escaldão

Existem muitas formas de tratar a pele queimada pelo sol naturalmente, mas algumas acções aparentemente inocentes podem piorar ainda mais o seu eritema solar (escaldão).

Os alimentos ingeridos ou até mesmo a roupa que usa pode ajudar a tratar a sua queimadura solar ou fazer com que doa ainda mais.

Vamos descobrir quais os erros a evitar se apanhar um escaldão neste Verão.

1. Utilizar aloé vera com aditivos

Embora a aloé vera possa ajudar a vermelhidão, deve prestar atenção ao tipo de gel de aloé vera que está a aplicar na pele. Alguns ingredientes artificiais, como a benzocaína ou a lidocaína, podem piorar a irritação e causar ainda mais prurido na pele. Os dermatologistas recomendam o uso de hidratantes de aloé vera pura para tratar a pele danificada pelo sol.

 

2. Usar roupas justas

As roupas justas podem ficar melhor em você, mas definitivamente não é a melhor escolha de moda se está a sofrer de uma queimadura solar. Usar roupas apertadas sobre a pele queimada pelo sol não permite que a pele respire e se recupere. Em vez de usar umas calças skinny, opte por roupas soltas feitas de tecidos mais respiráveis, como o algodão.

 

3. Beber café

As queimaduras do sol costumam causar dores de cabeça e, embora uma chávena de café possa parecer que vai ajudar, na verdade vai fazer com que você se sinta pior. Ficar ao sol por muito tempo faz com que fiquemos desidratados, e beber bastante água é crucial para repor os fluidos corporais. Como a cafeína é um diurético, faz com que você elimine mais fluidos e faz com que o seu corpo perca ainda mais líquidos e minerais essenciais.

Leia também:  Clima de muito sol pode influenciar risco de esclerose múltipla

 

4. Utilizar maquilhagem

Pode ser tentador cobrir uma queimadura solar com maquilhagem, mas, assim como as roupas apertadas, a maquilhagem não deixa a sua pele respirar. Se for absolutamente necessário utilizar maquilhagem, certifique-se de evitar produtos pesados e utilize pinceis macios para aplicá-la. Os especialistas em cuidados com a pele também recomendam utilizar esponjas húmidas, pois são mais suaves para a pele danificada.

 

5. Esfoliação

A pele queimada pelo sol não agrada aos olhos e é natural querer esfoliar a pele seca e descamada do corpo. Mas, na verdade, pode danificar ainda mais a pele, pois os produtos esfoliantes tendem a ser agressivos para a pele. Em vez disso, permita que o eritema cicatrize naturalmente, o que geralmente leva até 7 dias.

 

6. Aplicar o creme corporal errado

Aplicar creme corporal pode ajudar a hidratar a pele danificada pelo sol, mas certifique-se de que o produto que está a utilizar não é à base de álcool. O álcool ajuda os produtos a penetrarem mais profundamente, mas também pode remover a oleosidade natural de que a sua pele necessita para se manter hidratada.

 

7. Beber sumo de laranja

Embora as bebidas cítricas sejam ricas em antioxidantes, também podem tornar a pele mais sensível à luz. Não é necessário que deixe de beber sumo de laranja por completo, apenas certifique-se de aplicar mais protector solar e ficar longe da luz solar directa depois de beber sumo de laranja.

 

Leia também:  6 razões para parar de limpar os ouvidos com cotonetes

8. Utilizar hidratantes com FPS

Pensa que um creme hidratante com FPS é exactamente o que a sua pele precisa para evitar queimaduras solares? Na verdade, não é a melhor maneira de protegê-la dos danos causados pelo sol. Um estudo mostrou que a maioria das pessoas esqueceu áreas importantes do rosto ao aplicar o hidratante com FPS, enquanto as pessoas que usaram um protector solar o aplicaram mais uniformemente.

 

Já teve alguma queimadura solar forte? Conhece alguma dica/truque para recuperar de um escaldão? Deixe-nos a sua opinião nos comentários.

5 2 VOTOS
Avaliação do artigo
🔥 Sugestões:

rickyunic

Um projecto com mais de 19 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...

5 2 VOTOS
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários