Permanecer de pé ajuda a perder peso

PUB

 

A permanência de seis horas por dia de pé em vez de sentado, pode prevenir o ganho de peso e ainda ajudar a emagrecer, atestou um novo estudo.

Como se sabe, passar muitas horas sentado está associado a doenças cardiovasculares, à obesidade e diabetes. Os europeus passam sete horas por dia sentados, até mesmo os que são mais activos fisicamente.

Para o estudo da autoria de Francisco Lopez-Jimenez, diretor de Cardiologia preventiva na Mayo Clinic em Rochester, EUA, e equipa, foi procurado determinar se permanecer de pé fazia gastar mais calorias do que sentar-se.

Para o efeito foram analisados 46 estudos que incluíam 1.184 participantes, que tinham uma média de idades de 33 anos, de 65kg de peso e com um índice de massa corporal (IMC) médio de 24.

Os investigadores descobriram que permanecer de pé fazia queimar mais 0,15 kcal por minuto do que estar sentado.

A equipa calculou que se um indivíduo com 65 kg de peso substituísse estar de pé por estar sentado seis horas por dia, poderia gastar 54 kcal adicionais por dia. Assumindo que não haveria um aumento de calorias ingeridas, isso iria equivaler a perder 2,5 kg num ano e 10 kg em quatro anos.

“Permanecer de pé não só queima mais calorias, a actividade adicional muscular está associada e índices inferiores de ataques de coração, AVC e diabetes, sendo que os benefícios de sentar podem ir além do controlo de peso”, comentou Francisco Lopez-Jimenez.

Adicionalmente, o gasto de energia registado pelos investigadores poderá ser na realidade mais elevado porque as pessoas fazem movimentos enquanto estão de pé, como equilibrarem-se num ou noutro pé, andar para a frente e para trás, etc.

 

Via: Estudo publicado na “European Journal of Preventive Cardiology”, Artigo

PUB

Também poderá gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.