Cinco hábitos saudáveis que poderão aumentar a vida em 10 anos

PUBLICIDADE

 

Um novo estudo apurou que seguir cinco hábitos de estilo de vida saudável poderá ajudar a aumentar a esperança de vida em vários anos.

O estudo conduzido por investigadores da Faculdade de Saúde Pública T.H. Chan da Universidade de Harvard, EUA, é a primeira análise completa sobre o impacto da adopção de factores do estilo de vida de baixo risco sobre a esperança de vida nos norte-americanos.

Com efeito, a manutenção de uma dieta saudável, de um peso corporal saudável, não beber álcool em excesso, não fumar e praticar exercício físico com regularidade durante a idade adulta poderá adicionar 10 anos ou mais extra à longevidade de um indivíduo.

Para o estudo, os investigadores usaram 34 anos de dados sobre 78.865 mulheres e 27 anos de dados sobre 44.354 homens que tinham participado, respectivamente, do Estudo de Saúde dos Enfermeiros (“Nurses’ Health Study”, no seu original) e no Estudo de Acompanhamento de Profissionais de Saúde (“Health Professionals Follow-up Study”), ambos nos EUA.

Como resultado, os investigadores descobriram que os homens e mulheres que mantinham os estilos de vida mais saudáveis apresentavam menos 82% de probabilidade de morrerem devido a doença cardiovascular e 65% menos de morrerem de cancro, em relação aos que seguiam os estilos de vida menos saudáveis ao longo do período do estudo.

Relativamente aos participantes que não tinham adoptado nenhum dos factores de estilo de vida de baixo risco, os investigadores estimaram que a expectativa de vida aos 50 anos era de 29 anos para as mulheres e de 25,5 anos para os homens.

Por outro lado, os que adotaram os cinco fatores de estilo de vida de baixo risco, a expectativa de vida era de 43,1 anos para as mulheres e 37,6 anos para os homens. Isto significa que neste grupo, as mulheres ganhavam em média 14 anos de vida e os homens ganhavam 12 anos em comparação com os participantes que não mantinham hábitos saudáveis.

 

Via: Estudo publicado na “Circulation”, Photo by bruce mars from Pexels, artigo

PUBLICIDADE

Também poderá gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.