Cinco hábitos saudáveis que poderão aumentar a vida em 10 anos

Partilha nas redes:

 

Um novo estudo apurou que seguir cinco hábitos de estilo de vida saudável poderá ajudar a aumentar a esperança de vida em vários anos.

O estudo conduzido por investigadores da Faculdade de Saúde Pública T.H. Chan da Universidade de Harvard, EUA, é a primeira análise completa sobre o impacto da adopção de factores do estilo de vida de baixo risco sobre a esperança de vida nos norte-americanos.

Com efeito, a manutenção de uma dieta saudável, de um peso corporal saudável, não beber álcool em excesso, não fumar e praticar exercício físico com regularidade durante a idade adulta poderá adicionar 10 anos ou mais extra à longevidade de um indivíduo.

Para o estudo, os investigadores usaram 34 anos de dados sobre 78.865 mulheres e 27 anos de dados sobre 44.354 homens que tinham participado, respectivamente, do Estudo de Saúde dos Enfermeiros (“Nurses’ Health Study”, no seu original) e no Estudo de Acompanhamento de Profissionais de Saúde (“Health Professionals Follow-up Study”), ambos nos EUA.

Como resultado, os investigadores descobriram que os homens e mulheres que mantinham os estilos de vida mais saudáveis apresentavam menos 82% de probabilidade de morrerem devido a doença cardiovascular e 65% menos de morrerem de cancro, em relação aos que seguiam os estilos de vida menos saudáveis ao longo do período do estudo.

RELACIONADO:  Vício nos “smartphones” causa desequilíbrio no cérebro

Relativamente aos participantes que não tinham adoptado nenhum dos factores de estilo de vida de baixo risco, os investigadores estimaram que a expectativa de vida aos 50 anos era de 29 anos para as mulheres e de 25,5 anos para os homens.

Por outro lado, os que adotaram os cinco fatores de estilo de vida de baixo risco, a expectativa de vida era de 43,1 anos para as mulheres e 37,6 anos para os homens. Isto significa que neste grupo, as mulheres ganhavam em média 14 anos de vida e os homens ganhavam 12 anos em comparação com os participantes que não mantinham hábitos saudáveis.

 

Via: Estudo publicado na “Circulation”, Photo by bruce mars from Pexels, artigo

Partilha nas redes:

rickyunic

Um projecto com mais de 15 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...