Chocolate negro beneficia saúde mental e física

PUBLICIDADE

 

O chocolate negro beneficia a saúde cerebral e a imunidade, indicaram dois novos estudos-piloto.

Conduzidos por uma equipa de investigadores liderados por Lee Berk, diretor de investigação na Faculdade de Profissões de Saúde Aliadas na Universidade Loma Linda, EUA, os estudos demonstraram que o consumo de uma pequena barra de chocolate com 70% de cacau poderá trazer benefícios mentais e físicos.

Para um dos estudos, a equipa recrutou cinco voluntários saudáveis com 22 a 40 anos de idade. Foi pedido a cada participante que consumisse 48 gramas de chocolate negro com 70% de cacau. Antes de consumirem o chocolate e cerca de 30 minutos e 120 minutos depois, os participantes foram submetidos a um eletroencefalograma para medir a sua actividade cerebral.

Como resultado, o consumo do chocolate negro conduziu a um aumento benéfico na frequência gama nas regiões do cérebro envolvidas na memória e processamento sensorial.

Os autores sugerem, assim que “este superalimento de 70% de cacau aumenta a neuroplasticidade com benefícios para a saúde comportamental e do cérebro”.

O segundo estudo contou com a participação de quatro adultos saudáveis com 25 a 50 anos de idade, que foram solicitados a consumirem um chocolate negro com 48 gramas por dia, durante oito dias. Foram recolhidas amostras sanguíneas no início do estudo, e duas horas após o consumo de cada chocolate, todos os dias depois.

As análises às amostras de sangue revelaram que o consumo de chocolate negro fez aumentar a expressão dos genes envolvidos na activação das células T, que como se sabe ajudam no combate de infecções e doenças, e ainda a expressão dos genes associados à sinalização neuronal e percepção sensorial.

 

Via: Estudos publicados na “FASEB”, Photo by Lisa Fotios from Pexels, artigo

PUBLICIDADE

Também poderá gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.