Por que a coca-cola sabe melhor em garrafa de vidro?

Partilha nas redes:

Geralmente as pessoas têm opiniões fortes sobre como preferem beber o seu refrigerante. Umas preferem em lata, outras em garrafas de vidro e outras em garrafas de plástico. Mas as embalagens afectam, realmente, o sabor dos refrigerantes?

Provavelmente o seu paladar já notou a ligeira diferença de sabor entre beber o mesmo refrigerante de uma lata de alumínio versus uma garrafa de plástico ou uma garrafa de vidro. A verdade é que os sabores não são iguais e existe uma razão científica para esse facto.

As empresas de refrigerantes afirmam que a receita das suas bebidas não muda, dependendo da forma como são embaladas. Mas o que muda é o material da embalagem, e isso pode alterar o sabor, e – embora não seja muito – algumas pessoas conseguem detectar uma pequena diferença no sabor.

O plástico é muito mais permeável ao CO2 que o vidro e o alumínio, o que significa que o dióxido de carbono, ou gás, vai vazar muito mais rápido de uma garrafa de plástico do que numa lata de alumínio ou garrafa de vidro. Já reparou que a garrafa de coca-cola que tem na despensa não fica tão saborosa ao fim de algumas semanas, mesmo que não tenha sido aberta? As garrafas de plástico também têm um revestimento de acetaldeído, que pode ser transferido para o sabor do refrigerante, proporcionando um leve sabor a “plástico”.

As latas de alumínio são revestidas com um polímero que pode absorver pequenas quantidades de sabor e alterar a forma como os refrigerantes são saboreados. No entanto, esta é a embalagem mais comum em pontos de venda.

Os refrigerantes em garrafas de vidro ficam mais gaseificados por mais tempo, porque o vidro é um material mais inerte, por isso é menos provável que afecte o sabor do refrigerante e é mais difícil o CO2 escapar.

Beber refrigerantes em garrafas de vidro pode ser o caminho para saborear o puro sabor da coca-cola. Se não encontrar garrafas de vidro e for forçado a escolher entre as latas de alumínio e as garrafas de plástico, opte pelo alumínio. Se as garrafas de plástico forem a única opção, armazene-as em locais frescos e escuros.

Partilha nas redes:

rickyunic

Um projecto com mais de 15 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...