Quantcast

Como cuidar do cabelo depois do verão?

Sol, mar, piscina… no verão, o cabelo está sujeito a múltiplos ataques que o enfraquecem e danificam.

O sol embaça as colorações: associados à água do mar, os cabelos coloridos podem clarear ou durar muito menos tempo, por exemplo, os cabelos louros que ficam esverdeados com o cloro das piscinas. No entanto, o sol resseca o cabelo e expô-lo ao sol, significa também expor-se aos efeitos nocivos do sal, do cloro e do vento que descoloram, desidratam e enfraquecem o cabelo.

Agora que as férias acabaram, você chegou a casa com a pele bronzeada, mas com o cabelo seco, quebradiço, sem brilho, danificado e áspero.

 

Cuide do seu cabelo com protecção anti-UV

Quando estamos ao sol, não pensamos em proteger os nossos cabelos. No entanto, um filtro UV (ultravioleta) é tão essencial para o nosso cabelo quanto para a nossa pele. O sol tende a tornar a fibra capilar porosa e seca. Portanto, para evitar este efeito palha do fim do verão, deverá aplicar um óleo anti-UV no cabelo antes da exposição solar. Isto irá protegê-lo dos raios solares maus, reforçando a fibra capilar e proporcionar brilho e vitalidade aos cabelos, devendo reforçar a cada duas horas durante a exposição ao sol.

Os cabelos coloridos também não são poupados. Sob os raios ultravioleta, os cabelos são ainda mais sensíveis do que os naturais. É por isso que eles exigem uma protecção específica para evitar que a cor desbote. Para este tipo de cabelos, deverá usar um produto especial para cabelos coloridos, durante a exposição ao sol e aplicá-lo a cada dois ou três banhos, da raiz até às pontas. Isso protegerá os pigmentos dos raios ultravioletas.

Proteja o seu cabelo seco ou crespo com produtos nutritivos

É importante proteger do sol os cabelos coloridos, cacheados ou os crespos, pois são naturalmente secos. Para isso, é aconselhável mudar o seu shampoo habitual para um mais nutritivo, que traz nutrição e reparação para o cabelo e compensa os efeitos dos raios UV, sal ou cloro.

Leia também:  Tenha pelo menos uma destas plantas em sua casa - são bombas de oxigénio

O óleo de karité é um óleo vegetal muito rico, adequado para cuidar dos cabelos secos e crespos. Regenera-os e protege os cabelos ressecados e desvitalizados. Pode ser usado diariamente, aquecendo uma a duas gotas na palma da mão antes de distribuí-lo ao longo do cabelo.

 

Cuidado do cabelo antes e depois de nadar

Antes de nadar ou se expor ao sol. proteja os cabelos com um protector solar específico ou um óleo vegetal que contenha naturalmente filtros solares.

Gérmen de trigo: este óleo tem um FPS (factor de protecção solar) de 20
Abacate: este óleo tem um FPS de 15
Coco: este óleo tem um FPS de 8

Podemos usar estes óleos sozinhos ou fazer uma mistura de óleo protector para o cabelo:

-30ml de óleo de gérmen de trigo
-10ml de óleo vegetal de abacate
-10ml de óleo vegetal de coco
-2 gotas de óleo essencial de Ylang-Ulang

Após o banho, os resíduos de sal, areia ou cloro são removidos com a aplicação de shampoo, condicionar e máscara neutros. Esta combinação ajuda a nutrir, reparar e manter o brilho dos seus cabelos. A máscara reparadora, vai fechar bem as escamas e cobrir a fibra para dar ao cabelo o cuidado e a protecção necessários para enfrentar futuras agressões.

 

E depois da praia?

Depois de voltar da praia, é melhor limpar o cabelo com um shampoo neutro e aplicar os cuidados capilares adequados.

-Os shampoos pós-sol são formulados para serem capazes de remover o sal, areia e vestígios de produtos dos cabelos.
– Condicionador e máscara são essenciais, pois um bom hidratante fará toda a diferença entre as férias e o dia-a-dia.

Leia também:  É possível erradicar células cancerígenas em três dias?

O cabelo comprido, em particular, precisa de atenção. O truque para cuidar dele no verão é fazer máscaras caseiras nutritivas e hidratantes. Para conseguir uma máscara deste género, utilize óleos essenciais vegetais para nutrir profundamente associados ao mel ou iogurte natural para hidratar os cabelos. Deixe actuar durante a noite, se possível. Se forem ásperos e quebradiços, o tratamento deverá ser feito uma vez por semana.

Agora que as férias terminaram, e tem o seu cabelo danificado, não deixe de experimentar estas dicas. Se conhecer outras dicas para cabelos danificados pelo sol, escreva-nos nos comentários abaixo.

5 1 voto
Avaliação do artigo
🔥 Sugestões:

rickyunic

Um projecto com mais de 19 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...

5 1 voto
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários