12 superfrutas para comer durante e depois do tratamento do cancro
Tempo estimado de leitura: 5 minutos
Os principais tratamentos do cancro, como a quimioterapia e a radioterapia, podem causar imensos danos, e às vezes irreparáveis, às células, tecidos, músculos e outros. Mas o tratamento do cancro não deveria terminar por aí.
Num artigo recente publicado online, a nutricionista Rachael Link indicou que frutas podem ajudar os pacientes com cancro a recuperar as forças e a se reabilitarem mais rapidamente.
Os tratamentos para o cancro costumam causar efeitos secundários prejudiciais, mas algumas superfrutas podem ajudar a compensar esses efeitos e fortalecer o sistema imunitário, explica a nutricionista. Além disso, estas frutas possuem compostos anti-cancerígenos potentes que ajudam a combater o cancro.
As melhores superfrutas no combate ao cancro
No reino dos alimentos saudáveis, as superfrutas são mais do que apenas um termo de marketing. Barbara Hale, uma cientista do Centro de Pesquisa em Nutrição Humana sobre Envelhecimento da Tufts University em Boston, explica que as superfrutas contêm mais polifenóis do que outras frutas.
Os polifenóis são compostos vegetais capazes de combater a inflamação e proteger as células dessa inflamação. Na sua maioria, esses compostos vegetais são responsáveis pelos efeitos antioxidantes e anti-cancerígenos frequentemente atribuídos a algumas frutas.
Vamos conhecer 12 das superfrutas mais potentes para comer durante e após o tratamento do cancro.
1. Mirtilos
Estudos recentes descobriram que os mirtilos têm efeitos curativos no cérebro de pacientes com cancro afectados pela quimioterapia. Em particular, os mirtilos ajudam a melhorar a memória e a aprendizagem em crianças e pacientes adultos com cancro.
2. Laranjas
As laranjas estão entre as frutas com maior quantidade de vitamina C, um micronutriente essencial para o sistema imunitário ideal. Estudos actuais sugerem que a vitamina C pode ajudar a inibir a disseminação das células cancerígenas e também aumenta a absorção de ferro. Por sua vez, isso minimiza o risco de anemia, um dos efeitos secundários mais comuns do uso de drogas quimioterápicas.
3. Bananas
As bananas podem ser um óptimo lanche para pacientes com cancro que sofrem de diarreia crónica e obstipação como resultado dos tratamentos convencionais do cancro. Esta fruta contém uma fibra chamada pectina, que ajuda a restaurar a saúde intestinal. Alguns estudos também sugerem que a pectina pode inibir a propagação das células cancerígenas do cólon.
4. Toranjas
Como a laranja, a toranja é um excelente alimento para aumentar as defesas do sistema imunitário. Contém um carotenoide chamado licopeno com os seus promissores efeitos no combate ao cancro.
5. Maçãs
Uma maçã por dia pode manter o cancro sob controle graças ao rico teor de pectina, potássio e vitamina C. Os três nutrientes ajudam a impedir a proliferação de células cancerígenas e a apoiar o sistema imunitário para uma reabilitação mais rápida.
6. Limões
Outro alimento rico em vitamina C, os limões podem prevenir a propagação das células cancerígenas. Alguns estudos descobriram que o limoneno, um composto activo encontrado nos limões, ajuda a combater os efeitos adversos do cancro no estado mental do paciente.
7. Romãs
Essas frutas vermelhas podem melhorar as habilidades cognitivas afectadas pela quimioterapia, como a memória e a concentração. As romãs também pode aliviar a dor nas articulações, um efeito secundário comum da radioterapia.
8. Amoras
Como as laranjas, as amoras também contêm vitamina C e ferro, uma combinação potente que protege contra a anemia causada por tratamentos do cancro. As amoras também contêm quantidades incríveis de uma fibra vegetal chamada lignina. A lignina pode aumentar o sistema imunitário e matar as células cancerígenas.
9. Pêras
As pêras são muito parecidas com as maçãs em termos de perfil nutricional. Rica em pectina e vitaminas C e K, as pêras proporcionam uma óptima saúde imunitária. Uma maior ingestão de pêras corresponde a um risco reduzido de cancro do pulmão.
10. Morangos
Os morangos são ricos em antioxidantes que podem inibir o crescimento das células cancerígenas e impedir que se agreguem em tumores. A sua textura macia também os torna lanches adequados para pacientes com cancro com dificuldade de engolir devido a um tumor que obstrua a sua garganta ou de um efeito secundário dos tratamentos.
11. Cerejas
As cerejas são abundantes em compostos vegetais que combatem o cancro, incluindo beta-caroteno, luteína e zeaxantina. Esses compostos vegetais trabalham com outros nutrientes nas cerejas, como a vitamina C e o potássio, para combater o crescimento das células cancerígenas.
12. Amoras
Além do seu alto teor de vitamina C, as amoras possuem vários polifenóis, incluindo ácido elágico, ácido gálico e ácido clorogénico, que inibem a formação de cancro e induzem a morte celular programada em células cancerígenas do pulmão.
A alimentação é um componente importante no tratamento holístico do cancro. Além de ajudar numa reabilitação mais rápida, as superfrutas como frutas vermelhas, limões e pêras também podem ajudar a desencorajar a formação de tumores e a proliferação de células cancerígenas.
O BioBran MGN-3 é um suplemento alimentar de farelo de arroz tratado com um processo exclusivo e patenteado.
Os efeitos de melhoria imunológica do BioBran MGN-3 tem uma acção rápida e surgem em apenas alguns dias.
O BioBran MGN-3 aumenta a actividade dos linfócitos – células B, células T e especialmente as células NK (células naturais assassinas). As células B produzem anticorpos enquanto as células T e NK destroem as células infectadas por vírus ou bactérias e as células que se tornaram cancerígenas. Durante o seu ciclo de vida uma única célula pode matar até 27 células cancerígenas.