Quantcast

Dor nas articulações: que óleos essenciais usar? + dica bónus

A dor nas articulações é uma preocupação diária, dolorosa e irritante. Não deixe que essa dor arruíne a sua vida e descubra neste artigo que óleos essenciais pode usar para aliviar as dores nas articulações.

 

Como é que a dor nas articulações se manifesta?

Movimentos repetitivos danificam gradualmente os tecidos que ligam os músculos aos ossos. A falta de hidratação na articulação, ou uma alimentação muito ácida, por exemplo, são factores que a longo prazo levam à inflamação das articulações: isso é artrite.

 

Esta inflamação está localizada ao nível da bolsa serosa. É um tecido conjuntivo que envolve o líquido sinovial (facilita o deslizamento entre o osso e o tendão, que serve como amortecedor para os movimentos) e provoca dores fortes nas articulações quando inflamada.

 

À medida que a cartilagem se desgasta, perde a sua flexibilidade e elasticidade. Os ossos vão tocar um no outro, causando dor nas articulações. Com o tempo, a cartilagem desgasta-se e os ossos acabam por se tocar: isso é osteoartrite.

 

Quais são as causas dos distúrbios articulares?

Os distúrbios articulares estão ligados a vários factores:

 

Idade:
De facto, com o tempo, os compostos (ácido hialorónico, condroitina, glucosamina, etc.), presentes na cartilagem das articulações torna-se raros. Isso resulta na falta de hidratação da cartilagem que causa gradualmente inflamação, causando dor.

 

O peso:
Quanto mais pesado você for, mais as articulações ficam sob tensão. Saiba que para um homem de 80kh, a pressão exercida sobre os joelhos ao caminhar varia de 240 a 320kg, ou seja, 3 a 4 vezes o peso do corpo. Portanto, perder peso irá reduzir a dor nas articulações.

 

A higiene da vida:
-Uma vida sedentária promove distúrbios articulares. É importante mobilizá-los, caminhando diariamente, por exemplo. Tenha cuidado, no entanto, para não abusar de esforços físicos muito intensos, que a longo prazo desgastariam a cartilagem.
-Um dieta muito ácida para o corpo cria inflamação nas articulações. Este é um elemento importante que não deve ser esquecido. Se você sofre de distúrbios articulares, deve evitar alguns alimentos como o leite, iogurte, queijo, carne vermelha, doces, biscoitos, alimentos industrializados, etc.

Leia também:  TOP 5 óleos essenciais para enxaquecas

 

Que óleos essenciais podem ajudar a tratar os distúrbios articulares?
A aromaterapia utiliza óleos essencias que melhoram o desconforto dos distúrbios articulares. Fornecem respostas eficazes e rápidas, muito úteis em caso de crise. Os óleos essenciais permitem um benefício imediato e direccionado, através da massagem localizada das zonas doridas e oferecem ainda a grande vantagem de limitar os efeitos secundários, nomeadamente úlceras no estômago, associadas ao uso prolongado de tratamentos com analgésicos e anti-inflamatórios.

 

Óleo essencial de gaultéria
A gaultéria é uma planta anti-inflamatória e analgésica. É uma verdadeira aspirina natural extremamente eficaz no contexto de dores e inflamações nas articulações.

 

Para um efeito local e imediato, dilua 15 gotas de óleo essencial de gaultéria em 5 ml de óleo de macadâmia e massaje.

 

Para articulações inchadas e doloridas, dilua 3 gotas de óleo essencial de gaultéria, 2 gotas de óleo essencial de helichrysum e 2 gotas de óleo essencial de louro nobre em 10 ml de óleo vegetal de arnica. Aplique 5 gotas desta mistura sempre que necessário na massagem e irá descongestionar imediatamente as áreas doloridas.

 

Devido ao seu efeito vasodilatador e aquecedor, o uso de óleo essencial de gaultéria pode causar irritação. Nesse casa você deve utilizar o óleo essencial abaixo.

 

Óleo essencial de Katrafay
15 gostas de óleo essencial de katrafay diluídas em 5ml de óleo de macadâmia e aplicadas numa massagem vão trazer um efeito local imediato.

 

Para uma massagem nas articulações doloridas, também é recomendável utilizar óleo essencial de pinho silvestre. Deve colocar 20 gotas de óleo essencial de pinho silvestre na mistura, agitar e depois pode massajar as articulações.

 

O óleo essencial de alecrim também pode ser útil para uma massagem nas articulações doloridas.

 

O óleo essencial de eucalipto limão também possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.

 

Escolha sempre óleos essenciais bio e também óleos vegetais bio.

Os óleos essenciais devem ser sempre diluídos em óleo vegetal e não devem ser aplicados directamente na pele. Os óleos essenciais não devem ser utilizados em grávidas ou lactantes e em crianças com menos de 7 anos.

Leia também:  8 sinais de alerta de anemia

 

Adicionalmente pode conjugar a massagem com óleos essenciais à toma de um suplemento alimentar de cartilagem de tubarão. Neste caso sugerimos o REGENERADOR cartilagem de tubarão da IA Farma, um suplemento alimentar não tóxico e completamente natural de cartilagem de tubarão, que contém cálcio e fósforo, além de outros oligoelementos biodisponíveis, incluindo magnésio e zinco, facilmente absorvíveis pelo organismo e com interesse directo na formação óssea e no funcionamento das articulações.

 

A cartilagem de tubarão é particularmente aconselhada para o alívio das dores articulares e na regeneração da cartilagem, devido à quantidade de glucosamina e de condroitina que contém.

 

A cartilagem de tubarão tem um efeito imunoestimulante, potenciando as defesas naturais do organismo e está clinicamente testada para artrite, artrose, osteoporose, ratinopatias, fracturas ósseas e traumatologia.

 

Se sofre com dores nas articulações não deixe de experimentar estas dicas. Certamente farão diferença na sua vida e no dia-a-dia, para que possa aproveitar ainda melhor os dias, com qualidade.

5 1 voto
Avaliação do artigo
🔥 Sugestões:

rickyunic

Um projecto com mais de 19 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...

5 1 voto
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários