5 coisas que acontecem ao corpo quando comemos muito sal
Tempo estimado de leitura: 4 minutos
O sal é necessário para a nossa sobrevivência. O excesso de sal é o que nos faz mal.
O sal torna os alimentos mais saborosos, mas ingerir demasiado sal pode ter efeitos nocivos na nossa saúde. As empresas no ramo alimentar gastaram milhões para descobrir o que nos faz continuar a querer consumir os produtos deles e, infelizmente, descobriram que o sal aumentava os seus lucros ao mesmo tempo que nos mantém viciados e doentes.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo de 5g (uma colher de chá rasa) de sal por dia para um adulto e 3g por dia para as crianças. Isto já inclui o sal acrescentado aos alimentos, bem como o sal que já faz parte da sua composição, na totalidade de todas as refeições realizadas ao longo de um dia.
Os Portugueses consomem, em média, 10,7g de sal por dia, o que corresponde ao dobro recomendado, a maior parte proveniente de alimentos processados. Isto agrava ainda mais os riscos de problemas de saúde, porque os alimentos processados têm muito poucos nutrientes, uma tonelada de calorias e algumas pitadas de sal a mais.
Embora a maioria das pessoas não morra por comer muito sal, ele ainda pode representar outros riscos À saúde. Vamos ver o que pode acontecer se consumirmos muito sal e como limitarmos a sua ingestão.
1. Começa a ter problemas renais
Uma dieta rica em sódio aumenta o risco de desenvolver pedra nos rins porque aumenta a quantidade de cálcio na urina, que foi considerado um factor chave na formação das pedras. À medida que consumimos mais sal, o corpo retém mais água para tentar diluir o sódio. O seu corpo remove normalmente o excesso de líquido filtrando o sangue pelos rins para tirar água do sangue. No entanto, quando temos uma dieta rica em sódio, os rins removem menos água e, portanto, a pressão arterial aumenta.
Isso pode causar insuficiência renal porque, à medida que a nossa pressão arterial sobe para se acomodar o excesso de sal, exerce uma enorme pressão sobre as artérias que levam aos rins.
2. O sal pode aumentar a pressão arterial
Como mencionei acima, as pessoas que consomem muito sal na sua dieta têm maior risco de desenvolver pressão arterial alta. Isso acontece porque o sal faz com o nosso corpo retenha água, o que faz o coração bater com mais força. Isso coloca muita tensão e pressão nos nossos órgãos, o que pode levar a doenças cardíacas, derrames, demência, doenças cardiovasculares e outros problemas graves.
3. Sentimo-nos inchados
Quando consumimos muito sódio retemos água. Podemos sentir pés, pernas e mãos inchadas devido ao seu consumo excessivo. Embora consumir sal em excesso num só dia não cause inchaço grave, com o tempo, a retenção de líquidos causada por uma dieta rica em sal pode certamente ser a causa de inchaço crónico.
4. O sal pode causar dificuldades cognitivas
Muitas coisas podem causar dificuldades cognitivas, incluindo o excesso de sal. A dificuldade cognitiva é, geralmente, um sinal de inflamação, que pode ser causada pelo excesso de sal. Além disso, as pessoas que consomem muito sal geralmente não bebem água suficiente, e a desidratação também pode causar distúrbios cognitivos.
5. Pode causar osteoporose
Normalmente as pessoas não pensam nisso quando têm dietas ricas em sódio, mas o nosso corpo perde cálcio quando urinamos e, quanto mais sal consumimos, mais cálcio perdemos.
Quando não temos cálcio suficiente no sangue, ele pode ser sugado dos nossos ossos, o que pode causar osteoporose.
Limite a ingestão de sal
– Evite e corte severamente alimentos processados ou prontos a consumir. Muitos desses produtos contêm muito sal e não têm nutrientes de qualidade.
– Certifique-se de obter bastante potássio na sua dieta. O potássio pode neutralizar os efeitos do excesso de sal e reduzir a pressão arterial. Idealmente, 3,5 a 4,7g de potássio por dia. Pode obter potássio de fontes saudáveis como a banana, batata doce, espinafre, abacate e tomate.
– Prepare mais refeições em casa e acrescente temperos sem sal à comida.
– Compre alimentos frescos, como frutas, vegetais e carnes, e limite o consumo de alimentos enlatados com adição de sal. Se comprar comida enlatadas, tente encontrar versões sem sal.