Pratique o pensamento positivo e mude a sua vida

Photo by bruce mars from Pexels
Partilha nas redes:

Deseja expandir o seu potencial? Tudo começa com os pensamentos que temos e a nossa conversa interna (as histórias que contamos a nós próprios). Ideias negativas e limitadoras vão contrair o nosso potencial. Pensamentos positivos e afirmativos vão ajudar a expandir.

“Mude os seus pensamentos e poderá mudar o seu mundo.” – Norman Vincent Peale

 

Neste artigo vamos conhecer conceitos básicos de pensamentos positivos, as frases comuns que as pessoas dizem a si próprias que limitam o seu potencial, como o poder do pensamento positivo melhorará a sua vida e as formas pelas quais pode começar a aplicar o pensamento positivo na sua vida.

 

O que são pensamentos positivos?
Não significa que vivemos num mundo de arco-íris e unicórnios, onde as situações menos agradáveis da vida são ignoradas. Pensar de forma positiva significa que respondemos a situações desconfortáveis ou desagradáveis de uma forma mais positiva e optimista.

A nossa mente é a nossa maior ferramenta e aliada ou oponente quando se trata de alcançar os nossos objectivos. Todos nós temos um fluxo constante de pensamentos nas nossas mentes, que são basicamente o diálogo interno que dirige as nossas vidas. Se a maioria dos nossos pensamentos são negativos, significa que a nossa visão da vida é mais pessimista. Por outro lado, se os nossos pensamentos são predominantemente positivos, estamos mais optimistas.

Quando as emoções positivas são escassas, as pessoas ficam presas.

Muitos especialistas concordam que as pessoas que cultivam uma atitude positiva aumentam muito as chances de progresso profissional. Aqui estão alguns dos benefícios mais comuns de pensamentos positivos na sua carreira:

-Envolver-se-á com outras pessoas de forma mais eficaz e dar-se-á melhor com os seus colegas
-Receberá mais facilmente apoio para as suas iniciativas
-Tornar-se-á um modelo a seguir, pois uma atitude positiva funciona como um íman
-Vai inspirar outras pessoas ao seu redor a mudarem para uma atitude mais positiva
-Vai ser mais produtivo
-Verá possibilidades onde os outros apenas vêem problemas
-Vai gerir o stresse no trabalho com mais eficiência
-Tornar-se-á mais resistente e vai recuperar mais rapidamente

Livre-se dos pensamentos negativos
Os pensamentos que temos de nós próprios vão determinar as nossas experiências e poderão abrir ou fechar portas a oportunidades pessoais e profissionais.

Quando temos pensamentos para nós próprios, utilizando diálogos internos negativos ou limitadores, estamos a limitar o nosso potencial.

 

RELACIONADO:  O que é a felicidade? E por que é importante?

“Eu não posso”
Quando as pessoas enfrentam grandes decisões, como se candidatar a um cargo superior, mudar de carreira ou até deixar um emprego para fazer um trabalho que pareça mais gratificante, apresentam várias razões pelas quais não podem tomar essa decisão. E essas razões parecem absolutamente autênticas e verdadeiras.

Se as pessoas se permitissem aprofundar um pouco mais e ver o que está por trás do “não posso”, descobririam que uma das principais razões por de trás disso é o medo – medo de sair da zona de conforto, medo de tomar uma decisão. O risco, o medo de não ter o que é preciso, o medo de perder a segurança do que é conhecido.

Isso pode resultar de situações anteriores. Mas eis o seguinte: apesar de termos tido situações más que aconteceram no passado, não significa que será generalizado e que tomar uma nova decisão vai prejudicar tudo o que fazemos.

 

“Não tenho tempo”

“A maioria de nós gasta muito tempo com o que é urgente e não com o que é importante” – Steven Covey

Muitas pessoas lutam com a organização do tempo e a verdade é que não podemos gerir o tempo. No entanto, podemos gerir as nossas escolhas, prioridades e energia. Talvez digam “não tenho tempo” porque, no fundo, não querem mudanças devido ao medo.

Todos nós necessitamos de assumir responsabilidade pessoal e energética, porque no final do dia, as vidas que estamos a viver agora são o resultado directo da nossa própria criação.

 

“Pode funcionar para os outros, mas não para mim”
Este pensamento vem do pensamento de que “não somos suficientes”. Ao acreditar nisso, estamos a catastrofizar e antecipar o pior sem sequer tentar a oportunidade. O medo do fracasso está por trás desse pensamento.

Quando as pessoas pensam: “Isto pode funcionar para os outros, mas não para mim”, está realmente relacionado à baixa auto-estima. A verdade é que, todos nós enfrentamos o medo do fracasso em algum momento, é natural. Mas temos de entender que não há forma de aprender sem falhar. Falhar faz parte do sucesso e do crescimento. Apenas temos de enfrentar o medo, dar um passo à frente e estarmos abertos às lições das experiências e situações.

 

Como praticar o pensamento positivo nas nossas vidas
Quando começamos a ter pensamentos negativos, pode ser difícil pará-los. Todos já estivemos nessa situação em algum momento da nossa vida. Mudar o nosso foco para pensamentos positivos é a única forma de evitar uma espiral que não trará resultados positivos.

Algumas coisas que pode tentar para mudar os seus pensamentos negativos:

1. Meditar
A meditação ajuda a reduzir os níveis de stresse e ansiedade e ajuda a permanecer no presente e encontrar a paz interior. A meditação é uma excelente prática a ser realizada pela manhã, para que possamos começar o dia.

2. Comece o dia com uma nota positiva
Além da meditação, ler ou ouvir algo inspirador ajuda a definir o nosso estado para o resto do dia.

Leia alguns livros inspiradores e/ou motivacionais ou escreva algumas frases como “Hoje vai ser um dia incrível”.

3. Crie uma lista das coisas pelas quais você é grato
A gratidão ajuda a percebermos todas as coisas boas e positivas que temos na nossa vida (não importa quão pequenas elas sejam). Sentirmo-nos gratos ajuda a estarmos no presente. Não há como sermos gratos e negativos ao mesmo tempo.

4. Rodeie-se de pessoas positivas
Se se sentir num ciclo negativo, ligue para alguém em quem confia. Alguém que possa ajudá-lo a perspectivar as coisas e que não alimentará a negatividade.

5. Transforme a sua conversa interna negativa
As nossas ideias e pensamentos negativos podem estar tão agarradas a nós que pode ser difícil tomar consciência disso. É fácil agarrarmo-nos aos nossos erros. Quando tiver consciência disso, faça uma pausa por alguns minutos, respire fundo algumas vezes e comece a substituir os pensamentos negativos por outros mais positivos.

Por exemplo: substitua “eu sou tão mau em/a ______” por “estou a ficar cada vez melhor todos os dias”, ou “eu sei que quanto mais praticar, melhor eu vou fazer”.

 

RELACIONADO:  10 dicas rápidas para melhorar o seu humor

Ninguém é perfeito, somos todos colegas nesta experiência humana e estamos sempre a aprender.

A única coisa que podemos fazer é aprender com os nossos erros e seguir em frente.

Se tem uma perspectiva negativa, não esteja à espera de se tornar um optimista da noite para o dia. Com prática e consciência, os nossos pensamentos internos vão começar a mudar.

Além disso, quando estiver mais optimista, será mais fácil lidar com o stresse de uma forma mais construtiva e produtiva.

Partilha nas redes:

rickyunic

Um projecto com mais de 15 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...