Quantcast

Qual dos dois lobos você alimentaria? Irá lembrar-se disto para o resto da sua vida

Esta parábola dos dois lobos leva menos de um minuto a ler, mas você irá se lembrar dela para o resto da sua vida.

A sabedoria dos índios é surpreendente e um velho índio tentou dar ao seu neto uma lição que duraria uma vida inteira e marcaria o seu caminho.

Numa noite, ele sentou-se sob o céu estrelado e convidou o seu neto a sentar-se ao lado dele. Contou-lhe histórias do seu percurso de vida que o transcenderam e fizeram dele o velho sábio que todos o consideravam.

 

Ele antecipou ao neto que lhe diria algo que o marcaria para sempre, e esta foi a conversa que eles tiveram, com a certeza de que o neto nunca mais se esqueceu:

-Sabes, dentro de nós todos temos dois lobos, que estão em contante luta, uma luta tão terrível que nem todas as pessoas acham fácil de lidar.

-Dois lobos? Como é isso, avô? – com ingenuidade e surpresa, pergunta o neto.

-Sim, todos nós temos dois lobos totalmente diferentes dentro de nós. Um é mau porque representa todos os sentimentos maus que podem existir num ser humano. Inveja, raiva, ciúme, orgulho, ganância, ressentimento, medo, maldade, culpa, ego, autopiedade e arrogância.

Leia também:  A História do Carrasco do Teatro do Beato [Parte 2]

Mas o outro representa tudo o que é bom: amor, alegria, esperança, generosidade, paz, fé, bondade e verdade, disse o avô ao neto.

Então o neto perguntou: e qual deles é o mais forte, avô? Qual é o que vence a luta?

-Isso, meu querido, depende de cada um. Qual o lobo que tu irás alimentar?

 

Esta fábula representa a dualidade do ser humano, a sua complexidade e, subtilmente, a necessidade de trabalharmos constantemente para a nossa própria evolução. Só depende de cada um de nós ser o bom ou o mau, tornarmo-nos uma pessoa melhor ou pior.

Qual dos dois lobo você quer que vença? Que esta fábula lhe proporcione uns pequenos momentos de reflexão.

Hari Om.

0 0 VOTOS
Avaliação do artigo
🔥 Sugestões:

rickyunic

Um projecto com mais de 19 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...

0 0 VOTOS
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários