7 razões muito importantes para dormir uma sesta agora

Photo by Godisable Jacob from Pexels
Partilha nas redes:

Dormir é muito, muito bom. E, embora seja essencial dormir 7 a 9 horas por dia, quando erramos o alvo, uma soneca pode ajudar bastante – continua a ser boa ideia mesmo que durma o suficiente.

Dormir uma sesta é como reiniciar o seu cérebro – e isso é mágico.

Os cientistas mostraram que uma sesta de 60 a 90 minutos pode carregar as baterias do cérebro como oito horas de sono por noite.
As sestas podem melhorar muitas coisas: aumentar o estado de alerta, aumentar a criatividade, reduzir o stresse, melhorar a percepção, a resistência, capacidades motoras, melhorar a sua vida sexual, ajudar na perda de peso, reduzir o risco de ataque cardíaco, melhorar o humor e a memória.

Um número crescente de empresas reconhece o que os estudos há muito anunciavam: dormir a sesta pode trazer grandes vantagens – tanto psicológicas quanto profissionais. Nos últimos anos, empresas como a Google, NASA, Uber e Nike permitem aos seus funcionários tempo para a sesta.

Não há desculpas para não dormir uma sesta – especialmente quando há tantos benefícios para a saúde. Ficou curioso com os benefícios? Vamos conhecer 7 razões pelas quais deve dormir uma sesta:

1. Aumenta a sua paciência
Sente-se frustrado? De acordo com um estudo de pesquisadores da Universidade de Michigan na revista Personality and Individual Differences, os participantes foram convidados a concluir uma tarefa particularmente frustrante – desenhar formas geométricas no computador. Aqueles que fizeram uma sesta de uma hora antes do exercício conseguiram desenhar por 90 segundos, em comparação com um grupo de controlo que assistiu a um documentário sobre a natureza em vez de dormir uma sesta. Desistiram após cerca de 45 segundos.

 

RELACIONADO:  Taxa do sal é medida de saúde pública eficaz

2. Estará mais alerta
Seja numa longa viagem ou a tentar realizar uma tarefa difícil no trabalho, a sesta é uma óptima maneira de aumentar o seu estado de alerta. Um estudo da NASA descobriu que, depois de uma sesta de 40 minutos, os pilotos estavam mais alerta.

 

3. Só de pensar numa sesta pode diminuir a sua pressão arterial
Enquanto uma sesta real é certamente benéfica, também é o tempo antes da sesta. Um estudo britânico descobriu que a pressão sanguínea dos participantes baixou antes de adormecer.

4. Ajuda a memória
Um estudo realizado por pesquisadores na Alemanha descobriu que dormir uma sesta de uma hora pode melhorar drasticamente a nossa capacidade de memória. Para o estudo, os participantes foram convidados a memorizar palavras e pares específicos. Então, metade dos participantes assistiram a um filme enquanto a outra metade fez uma sesta. Quando questionados sobre as palavras, o grupo da sesta respondeu cinco vezes mais do que o grupo que assistiu ao filme.

5. Ajuda a melhorar a criatividade
Não está se sentindo muito criativo ultimamente? Provavelmente é hora de iniciar uma sesta. Um estudo conduzido pela psiquiatra Sara Mednick, da Universidade da Califórnia, descobriu que as pessoas que fazem sestas eram mais criativas quando se trata de resolver problemas do que as que não dormiam sestas.

 

RELACIONADO:  5 benefícios surpreendentes dos cogumelos para a saúde

6. Sestas regulares podem ajudar a prevenir doenças cardíacas
Um estudo com 23 mil adultos gregos descobriu que as pessoas que dormiam uma sesta, tinham 37% menos possibilidades de morrer de doenças cardíacas.
Dormir pode ajudar a lidar com o stresse do quotidiano.

7. Descansar 10 minutos também é benéfico
Tem receio de não conseguir adormecer? Pode não ser assim tão importante. Um estudo analisou os efeitos de dormir a sesta e de descansar e descobriu que deitar por 10 minutos melhorava o humor, independentemente de ter ou não adormecido.

Está à espera de quê? Durma uma sesta para se sentir melhor e tirar proveito destes benefícios.

Partilha nas redes:

rickyunic

Um projecto com mais de 15 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...