Insónias? Medite antes de dormir

Photo by Indian Yogi (Yogi Madhav) on Unsplash
Partilha nas redes:

A meditação é conhecida há muito tempo como um método eficaz de aliviar o stresse e acalmar a sua mente. Os efeitos da meditação ajudam em situações mentais, emocionais e físicas. Desde reduzir os níveis de stresse para melhorar o foco, a meditação é uma prática popular de saúde e bem-estar que melhora a qualidade de vida.

Distúrbios do sono como insónias e apeia do sono são apenas alguns dos problemas comuns que as pessoas enfrentam diariamente. Mas a maioria das pessoas raramente aborta estes problemas. As pessoas começam a preocupar-se menos com o sono saudável e fecham os olhos aos efeitos colaterais de sono insuficiente e má qualidade do sono no bem-estar e na saúde.


O estigma

Tornamo-nos mais insensíveis à privação do sono e a falta de sono está afectando os nossos corpos, tanto de formas subtis quanto não subtis. Da obesidade à doença cardíaca, um efeito significativo do sono insuficiente e do sono excessivo pode desencadear sérios problemas de saúde. Felizmente, há meditação, um método eficiente para corrigir ciclos de sono interrompidos.

De acordo com o estudo inovador realizado pela Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts, 58% das pessoas que sofrem de insónia melhoram o seu ciclo de sono devido à prática de meditação. 91% dos participantes que estão sob medicação foram capazes de reduzir a dose ou para completamente a prescrição. Mostrando que a meditação é, de facto, uma ferramenta poderosa para combater a insónia.


Melho
rar o sono através da meditação
A meditação melhora o nosso ciclo de sono de diferentes formas. O efeito mais notável é como a meditação alivia o stresse do nosso corpo. Para ser mais preciso, a meditação é eficaz contra o stresse porque actua no nosso sistema nervoso autónomo que permite melhorar o sono, respiração mais profunda e digestão mais forte.

À medida que a nossa cultura continua a se desenvolver, o nosso sistema nervoso começa também a mostrar sinais de disfunção e entra em modo de sobrevivência, mais do que é seguro e necessário. Por isso, a meditação é como um botão de reset humano que restaura a ordem natural do nosso estado fisiológico.


Como meditar antes de dormir

A meditação antes do sono pode variar em pessoas diferentes, dependendo das preferências. Alguns preferem batidas binaurais ou música meditativa para alcançar estados mais profundos de calma e aliviar a mente. Outros preferem meditações guiadas usando a voz suave de um narrador que os leva ao relaxamento físico e ao sono.

Ainda bem que existem vários recursos online para ajudá-lo a ter uma boa noite de sono e alguns guias para a meditação adequada. Existem inúmeras técnicas que pode utilizar.

Uma das melhores práticas que você pode executar antes de ir dormir é a meditação guiada por Vipassana. Este método é muito útil para pessoas com ansiedade, mente hiperactiva e sentimentos ocultos.


Os efeitos

Os praticantes de Vipassana numa primeira vez podem sentir que é a primeira vez que percebem melhor o quarto onde estão ou que sentem os seus corpos físicos. Isso acontece porque a Vipassana elimina as suas preocupações e desordens mentais ao longo do dia e substitui pela consciência do que está a acontecer no momento.

Vipassana é uma técnica que faz com que você se concentre em duas coisas ao mesmo tempo, como o som da sua respiração, movimentos da mão ou a visão negativa que você vê quando fecha os olhos.

Não importa qual é o foco, a Vipassana acalma o sistema nervoso. É especialmente benéfico para as pessoas que dormem o suficiente mas ainda se sentem cansadas todas as manhãs.

É aconselhável cultivar uma rotina geral antes de iniciar um hábito de meditação. Irá preparar o seu estado mental e físico para que você não tenha que sentir uma mudança repentina de um dia agitado e caótico para uma noite relaxante e tranquila.

Pode adoptar alguns hábitos todas as noites, como beber um chá, desligar o telemóvel ou ler um livro antes de dormir. Continue a praticar essas rotinas e depois de alguns dias vai notar uma mudança significativa na sua capacidade de permanecer calmo durante a noite.

Dormir é essencial para a nossa existência. Viver sem isso é impossível. A falta de uma quantidade suficiente de sono pode não ser alarmante, mas, se acontecer regularmente, afectará a sua saúde e criará sérios problemas de saúde. Para evitar cair nessa armadilha, pode utilizar a meditação para restaurar o seu ciclo de sono e colher outros benefícios que a meditação proporciona. Fique atento: o sono é riqueza.

Via Maggie Martin

 

4 cristais para ajudar a dormir melhor

Partilha nas redes:

rickyunic

Um projecto com mais de 15 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...