7 benefícios surpreendentes dos… peidos

Partilha nas redes:

A sociedade de hoje está extasiada com comportamentos sociais aceitáveis e inaceitáveis. A maioria das pessoas não aponta o dedo para alguém, por exemplo, porque é considerado rude. O mesmo vale para cuspir, desarrumar, gritar ou agir de outro modo em público.

Depois, há os flatos, mais conhecidos como pum, peido, fofó, traque, estoura-tripas, espirro, bufa, borra-cuecas, ventosidade, etc.. A maioria da sociedade considera os flatos um acto grosseiro. Quase todas as pessoas que já deram um flato audível na companhia de outras pessoas testemunhariam que esse é talvez um dos momentos mais embaraçosos das suas vidas.

Mas, a libertação de gás é uma função corporal completamente natural. Além disso, é absolutamente necessária por vários motivos de saúde. Os flatos são uma parte vital da digestão, especificamente quando o intestino necessita de quebrar os alimentos e eliminar certos subprodutos.

 

Vamos descobrir 7 benefícios importantes dos flatos para a nossa saúde.
(Tente manter as gargalhadas no mínimo)

1. É bom para o intestino
Impedir qualquer tipo de reacção corporal natural não é bom para a saúde; seja urina, fezes ou gases.

Em situações sociais, provavelmente não haverá mal em segurar um flato. No entanto, quem tem problemas digestivos deve saber que impedir a tentativa do corpo libertar subprodutos do sistema gastrointestinal é potencialmente perigoso.

2. Ajuda a desinchar
A sensação de estar inchado é desconfortável. Esse sintoma é frequentemente sentido após uma refeição, em especial se tiver comido demasiado. Também pode levar a dores de estômago desconfortáveis.

O inchaço também pode indicar um acúmulo de gás de precisa ser libertado. Embora esse acúmulo de gás geralmente não seja prejudicial ou perigoso, pode causar muito desconforto. O acto de libertar esse gás pode diminuir imediatamente qualquer inchaço ou sintomas associados.

3. (PÁRA TUDO!) O cheiro é realmente saudável
Este ponto é desconfortável de explicar… mas é um benefício natural e saudável da libertação dos gases.

Quando libertamos os gases, libertamos uma pequena quantidade de uma substância chamada de gás sulfídrico, que pode ser benéfica para impedir futuras doenças. Alguns estudos também sugerem que esta substância pode prevenir danos às células e até mesmo prevenir ataques cardíacos ou derrames.

4. Significa que existe um bactérias saudáveis no intestino
Ingerir alimentos que causam gases é a única forma dos micróbios do intestino obterem nutrientes. Se não os alimentássemos com hidratos de carbono, seria mais difícil para eles viverem no nosso intestino.

Alguns alimentos como o feijão, lentilhas, brócolos e couve são ricos em fibras. Estes alimentos melhoram a nossa função digestiva e também produzem mais gás.

5. Pode ajudar a uma dieta equilibrada
Sim, o gás que libertamos pode indicar o tipo de alimentos que o nosso estômago precisa. Por outro lado, também pode indicar alimentos que possamos estar a comer em excesso.

Por exemplo, quando não consumimos fibras suficientes, raramente produzimos gases. Ao exagerar no consumo de carne, os flatos podem emitir um odor muito desagradável, indicando que é necessário reduzir o consumo de carnes.

6. Pode servir como um alarme para a saúde
Este é um dos benefícios mais importantes da flatulência. Curiosamente, as características dos flatos podem realmente ajudar a prever probemas de saúde em alguns casos.

As características que indicam flatos não saudáveis são: odores extremos, dores ao libertar gases e uma frequência crescente. Esses sintomas podem ajudar a diagnosticar problemas de saúde, desde intolerância alimentar a cancro do cólon.

7. É um alívio instantâneo
Ok, este não é assim tão inovador… mas é verdade, não é?!

O acúmulo de gás, inchaço e dores de estômago podem ser aliviados ou reduzidos simplesmente ao libertar um flato. Por isso, da próxima vez que sentir necessidade extrema de libertar um flato, vá em frente! Mas, por favor, não faça isso ao meu lado…

[BÓNUS] Anedota:
Especialista de peidos
Um tipo cruza-se com um amigo na rua e pergunta-lhe:
– Que cara é essa, pá?! O que é que te aconteceu?!

O amigo:
– Olha, foi ontem ao almoço que comi umas malditas couves cozidas que só me têm dado foi gases…

O outro:
– E não estás a tomar nada para isso?

O amigo:
– Ia mesmo agora a um especialista que me indicaram.

O outro:
– Que especialista?!!!

O amigo:
– Parece que é um Hortopeidista…

Partilha nas redes:

rickyunic

Um projecto com mais de 15 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...