Coma sementes de chia – o superalimento rico em fibras

Sobremesa com sementes de chia, kiwi e mirtilos
Photo by Brenda Godinez on Unsplash
Partilha nas redes:
Tempo de leitura: 3 min.

As sementes de chia são populares entre os fãs de uma boa saúde por um motivo. Este superalimento é minúsculo mas contém muitas vitaminas e minerais. Comer sementes de chia também pode impulsionar a saúde do seu coração.

O perfil nutricional das sementes de chia
As sementes de chia são as minúsculas sementes pretas da planta Salvia hispanica, que está relacionada com a hortelã. Nos tempos antigos, os astecas e maias valorizavam as sementes de chia pela mesma razão pela qual os modernos entusiastas da saúde consomem as sementes: fornecem energia saudável.

As sementes de chia são pequenas, mas repletas de muitos benefícios para a saúde. Uma porção de 25 gramas ou duas colheres cheias de sementes de chia tem:

  • Gordura: 9 g (5 g de ácidos gordos ómega-3)
  • Fibra: 11 g
  • Proteína: 4 g
  • Magnésio: 30% da DDR*
  • Manganês: 30% da DRR*
  • Fósforo: 27% da DDR*
  • Cálcio: 18% da DDR*

*Dose Diária Recomendada

Além disso, as sementes de chia são ricas em vitamina B1 (tiamina), B2 e B3 (niacina), potássio e zinco.

Uma porção de sementes de chia tem apenas 137 calorias e 1 grama de hidratos de carbono digeríveis. Por isso, as sementes de chia são consideradas uma das melhores fontes de muitos nutrientes importantes.

As sementes de chia são um alimento integral que geralmente são cultivadas organicamente. Adicione sementes de chia à sua dieta se estiver à procura de ingredientes sem glúten em sem OGM (Organismos Geneticamente Modificados) para os seus batidos.

Antioxidante e previne doenças
As sementes de chia são ricas em antioxidantes, e segundo os cientistas, uma dieta rica em antioxidantes pode fornecer vários benefícios para a saúde.

Os antioxidantes impedem a produção de radicais livres que podem danificar as moléculas celulares. Os radicais livres estão ligados ao envelhecimento e a doenças graves, como o cancro.

São um superalimento rico em fibra
As sementes de chia são ricas em fibra, ácidos gordos ómega-3 e proteínas, que ajudam a diminuir o risco de desenvolver doenças cardíacas.

Vários estudos sugerem que as sementes de chia podem reduzir significativamente a pressão arterial em pessoas com hipertensão. Embora se acredite que as sementes de chia sejam boas para a saúde do coração, o consumo de sementes de chia necessita de ser combinado com outras mudanças positivas na dieta e no estilo de vida para que possamos desfrutar plenamente dos seus benefícios para a saúde.

Cozinhar com sementes de chia
Podem ser utilizadas as sementes de chia para adicionar proteína vegetariana a lanches saudáveis como torradas de abacate, aveia ou batidos.

Alternativamente, as sementes de chia podem ser utilizadas para fazer um pudim de sementes de chia.
Para fazer o pudim adicione sementes de chia com leite de amêndoa ou outra bebida vegetal à sua escolha. Deixe a mistura de lado até que as sementes desenvolvam uma consistência tipo gel semelhante ao pudim. Cubra o pudim de sementes de chia com adoçantes naturais como a canela, mel ou noz moscada.

Pode comer o pudim de sementes de chia quando tiver vontade de um pequeno-almoço recheado de poucos hidratos de carbono.

Incorporar sementes de chia nutritivas na sua dieta para melhorar a saúde do seu coração.

 

RELACIONADO:  Porque é que temos mais fome quando emagrecemos?

[via]

Gostou deste artigo?

Clique nas estrelas para avaliar o artigo!

Classificação média / 5. Número de votos:

Como achou este artigo útil...

Siga-nos nas redes sociais!

Partilha nas redes:

rickyunic

Um projecto com mais de 15 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.