Proteínas animais podem prejudicar o coração

PUBLICIDADE

 

As proteínas derivadas da carne foram associadas a um elevado aumento no risco de doenças cardíacas, enquanto as proteínas de sementes e frutos de casca rija aparentam ser benéficas para o coração humano, indicou um novo estudo.

O estudo que foi conduzido por investigadores da Faculdade de Saúde Pública da Universidade Loma Linda, EUA, da AgroParisTech e do Instituto Nacional da Investigação Agronómica em Paris, França, teve por base dados recolhidos de 81.000 indivíduos.

Os investigadores apuraram que os indivíduos que consumiam quantidades elevadas de proteínas derivadas da carne apresentavam um aumento de 60% no risco de doenças cardiovasculares, enquanto os indivíduos que consumiam quantidades elevada de proteínas derivadas de sementes e de frutos de casca rija exibiam uma redução de 40% naquele tipo de problemas.

“Enquanto as gorduras alimentares fazem parte da história do que afecta o risco das doenças cardiovasculares, as proteínas poderão ter um efeito importante largamente ignorado sobre esse risco”, disse Gary Fraser, da Universidade Loma Linda.

O investigador mencionou ainda que os nutricionistas apenas consideravam as “más gorduras” na carne e “as gorduras benéficas” nas sementes e frutos de casca rija como agentes causais. Contudo, este estudo sugere que os efeitos biológicos das proteínas nesses alimentos são também relevantes.

Além de considerar as diferenças entre proteínas animais e das plantas, este estudo especificou as proteínas animais e as das sementes e frutos de casca rija, paralelamente a outras fontes proteicas alimentares.

Segundo o investigador, este estudo deixa em aberto outras questões: se os aminoácidos presentes nas proteínas animais contribuirão para as doenças cardiovasculares, assim como se as proteínas de certas fontes afectam os factores de risco cardiovascular como gordura no sangue, excesso de peso e tensão arterial.

 

Via: Estudo publicado na revista “International Journal of Epidemiology”, artigo

PUBLICIDADE

Também poderá gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.