Quantcast

Bebidas energéticas associadas a graves problemas de saúde

 

Um novo estudo apurou que os benefícios de curta-duração publicitados pelos fabricantes de bebidas energéticas são largamente ultrapassados por riscos graves para a saúde de quem os consome.

O estudo, que consistiu na análise de vários estudos e documentação científica relativos ao consumo daquele tipo de bebidas, foi conduzido por Josiemer Mattei e equipa, da Faculdade de Saúde Pública T.H. Chan na Universidade de Harvard, EUA.

A equipa apurou que as bebidas energéticas, cujo consumo continua a aumentar mundialmente, podem causar comportamentos de risco, problemas mentais, aumento da tensão arterial, danos nos rins e obesidade.

Foi ainda posto em destaque o perigo do consumo da mistura de bebidas energéticas com bebidas alcoólicas.

A maior parte das bebidas energéticas contém ingredientes semelhantes: água, açúcar, cafeína, vitaminas, minerais e substâncias estimulantes não nutritivas como taurina, guaraná e ginseng.

Algumas bebidas energéticas podem conter quantidades muito elevadas de cafeína, que pode ir até cerca de 500mg por lata. Nos adultos, o limite máximo de cafeína diária recomendado é de 400 mg. No entanto, não existe investigação suficiente que estabeleça uma quantidade de cafeína tolerável nas crianças e adolescentes.

Leia também:  As células cancerígenas são alimentadas por bebidas açucaradas, fazendo com que os tumores cresçam mais rapidamente

Josiemer Mattei mencionou ainda que pouco se sabe sobre os efeitos de muitos dos ingredientes estimulantes não-nutritivos presentes naquelas bebidas, como o guaraná, taurina e ginseng.

Os riscos para a saúde advindos destas bebidas foram atribuídos aos níveis elevados de cafeína e açúcar. Relativamente à mistura de bebidas energéticas com álcool, estas parecem mascarar os sinais de inebriação pelo álcool, o que poderá estimular a um maior consumo de álcool, o que faz aumentar a possibilidade de desidratação e intoxicação por álcool.

“A evidência sugere que [as bebidas energéticas] são prejudiciais à saúde e deveriam ser limitados através de uma regulamentação mais rigorosa por via da restrição da sua venda a crianças e adolescentes, assim como instituir um limite máximo sobre a quantidade de cafeína”, concluiu a investigadora.

 

Estudo publicado na revista “Frontiers in Public Health”

 

via

0 0 VOTOS
Avaliação do artigo
🔥 Sugestões:

rickyunic

Um projecto com mais de 19 anos, onde apresento e abordo assuntos que me interessam a cada momento da vida. Desde humor, a saúde, passando pela tecnologia, a sexualidade e a espiritualidade. Tudo é válido neste espaço. Conto consigo para passar um bom momento a dois. Peace and Love. Carpe diem. Namastê.

Também poderá gostar de...

0 0 VOTOS
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários